Título da redação:

A nova escola

Proposta: Educação domiciliar: solução para o ensino brasileiro ou fracasso do sistema?

Redação enviada em 23/04/2018

A educação domiciliar cresce a cada ano no Brasil, já que os pais estão mais preocupados com a educação de seus filhos. As escolas brasileiras não acompanham o ritmo de evolução da sociedade, ao passo que mantém o estilo tradicional de lousa e professor. Assim, o Estado falha em oferecer um sistema de ensino de qualidade para a população, com isso os pais estão educando seus filhos em casa para reparar o que Estado não garante para o cidadão. Constantemente a história da humanidade sofre transformações, sendo necessário que os objetos a sua volta também se modifiquem para acompanhar essa evolução. Diferente da escola, que ainda mantém esse modelo arcaico existente desde os primórdios da criação dela. Entretanto a sociedade atual não é mais a mesma de ontem, as novas gerações nascem em um mundo informacional e globalizado. Isto é, uma criança atualmente já sabe manusear um celular, diferente de uma criança que nascem nos anos noventa, porém ambas estão expostas ao mesmo modelo educacional tradicional. Além disso, as instituições de ensino não estão preparadas para lidar com adversidades, uma vez que não há uma instrução por parte dessas acerca da realidade atual- casos de homofobia, machismo, racismo -, isto é, os alunos não são incentivados a debater o cenário da sociedade, criando um cidadão passivo e com pré conceitos. É por isso, também, que os pais se decepcionam com as escolas e preferem eles próprios educarem seus filhos. A fim de privá-los de violência, bullying e preconceitos, que são cometidos nas escolas, os pais preferem focar no desenvolvimento e habilidades de seus filhos. Logo, o Ministério da Educação deve reformular a estrutura curricular do ensino primário ao ensino médio, com o desenvolvimento de métodos que incluam a nova sociedade e as novas gerações. Para isso, esse Ministério deve orientar os professores a lecionarem de uma forma mais dinâmica, em salas reduzidas, dedicando-se individualmente a cada aluno. Deve-se realizar frequentemente passeios escolares para museus, parques e cinemas a fim de interligar os assuntos aprendidos em sala de aula, e tornar o meio educacional altamente tecnológico, laboratórios e computadores.