Título da Redação: Desperdício de alimentos

Proposta: Desperdício de Alimentos: fome no Brasil e os decorrentes impactos naturais

Redação enviada há mais de 2 anos por Gustavo Maione


O desperdício no Brasil ainda se mostra uma questão decorrente, e segundo dados da Embrapa cerca de 26 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano no Brasil. Esse problema já se encontra em situação alarmante, pois levando em consideração esse número vemos que aproximadamente 3,4 milhões de pessoas poderiam ser alimentadas por ano com esses restos de comida não aproveitados.
Conforme a Onu Verde, 10% de todo o desperdício acontece na colheita, 50% no transporte e manuseio, 30% nos centros de abastecimento e 10% nos comércios e entre os próprios consumidores. Analisando isso vemos que o problema não está em uma área específica do processo, mas sim em sua integralidade.
Outrossim, infelizmente, há vezes em que podemos afirmar que o desperdício é realmente causado pelo ser humano, citando desde o momento em que produtores deixam de vender alimentos devido a uma baixa nos preços à quando refugamos alimentos menos atrativos em supermercado.
Portanto, concluimos que para por um fim neste exorbitante desperdício, devemos focar em todas as áreas, do processo produtivo até as vendas nos mercados. Para começar, deveriam ser criadas leis que punam o desperdício de alimentos em comércios, podendo até mesmo ter como base uma criada na França em Maio de 2015. Por outro lado seria necessário que as ONGs fizessem ofertas aos produtores pelos alimentos que seriam descartados na coleta, para então doarem esses alimentos para outros. Por fim, a midia poderia criar campanhas contra o desperdício para então conscientizar a todos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018