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Redação sem título.

Tema de redação: ENEM 2017 - Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Redação enviada em 06/11/2017

Durkheim caracteriza educação como a socialização da geração jovem pela adulta, sendo ela imprescindível na formação do cidadão. No Brasil, é dever constitucional do Estado a garantia da educação, incluindo a de pessoas com deficiência auditiva. Sob esse viés, surge a importância da educação inclusiva, que enfrenta a ineficiência de leis e a falta de apoio da população. É indubitável que a questão constitucional e sua aplicação estão entre os desafios enfrentados. A criação do Estatuto da Pessoa com Deficiência foi um marco no entendimento dos indivíduos surdos dotados de direitos civis e da educação inclusiva. Todavia, o que se observa na realidade está muito aquém do previsto na lei, haja vista que são poucas as escolas que ofertam o ensino de libras e dispõem de tecnologias assistivas. Em consequência à isso, dados do Inep mostram que, entro os anos de 2011 e 2016, o número de matrículas de surdos na educação básica e na especial decresceu. Dessa forma, é urgente a tomada de medidas para validar os direitos previstos. Outrossim, vale ressaltar os impasses que surgem devido a mentalidade social. Zygmunt Bauman aponta que o individualismo é característica da pós-modernidade. Nesse contexto, é notório o desinteresse da população em participar de políticas inclusivas, dado que existem dificuldades em aceitar as diferenças e tratá-las com normalidade, fazendo com que o exercício da cidadania e participação da vida acadêmica dos surdos torne-se ineficiente. Assim, há uma demanda de ações para integrar deficientes auditivos em escolas e universidades. Entende-se, portanto, que medidas devem ser adotadas para superar os desafios da formação educacional de surdos. A fim de atenua-los, o Ministério da Educação, aliado às esferas estaduais e municipais de poder, deve investir no ensino inclusivo de Libras e na aquisição de tecnologias que auxiliem no aprendizado de surdos. Ademais, é necessário que o Governo Federal crie campanhas, divulgadas nos veículos midiáticos, e tutele debates nas escolas para demonstrar a necessidade da inclusão de deficientes na vida acadêmica. Dessa maneira, a educação, como direito de todos, será, de fato, uma realidade no Estado brasileiro.