Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: ENEM 2017 - Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Redação enviada em 06/11/2017

A Constituição de 1988 prevê a assistência igualitária a todos os cidadãos. Porém, em muitos âmbitos, observa-se a desigualdade de tratamento, como a deficiente formação acadêmica dos surdos, os quais sofrem constantemente com desafios como a escassez de profissionais adaptados às suas especificidades e a precariedade das estruturas dos estabelecimentos de ensino. Em primeira análise, deve-se levar em conta que, por existir um baixo investimento em qualificação profissional no Brasil, os professores preparados para ensinar alunos surdos são minoria, o que gera, por conseguinte, um baixo índice de surdos qualificados para enfrentar o mercado de trabalho no futuro. Essa realidade vai em desencontro ao pensamento do educador Paulo Freire, já que não torna o aprendizado um desenvolvimento alinhado com as necessidades do aluno, como preconizado por ele. Ademais, cabe ressaltar que, devido à falta de diálogo entre as direções escolares e os alunos assistidos, procurando entender as necessidades dos discentes surdos para uma possível adaptação no ensino, os estabelecimentos têm se tornado gradativamente mais precários, levando muitos alunos a desistirem do ensino básico, elevando o número de evasões escolares. Como preconizado por Habermas, apenas uma discussão que leve em consideração as necessidades de ambos os envolvidos que será possível obter uma sociedade mais justa. Diante das dificuldades enfrentadas pelos surdos no Brasil, fica explícita, portanto, a necessidade de mudanças. Cabe ao Ministério da Educação dirimir com a escassez de profissionais adaptados às especificidades dos surdos, por intermédio da concessão de cursos anuais, os quais visem difundir o ensino de libras e do Sistema Braille aos educadores brasileiros, com a finalidade de aumentar o índice de cidadãos surdos preparados para enfrentar o mercado de trabalho. Além disso, as direções escolares devem buscar adequar as estruturas dos estabelecimentos de ensino às necessidades dos alunos surdos, por meio da realização de reuniões as quais especulem dos assistidos quais devem ser as adaptações realizadas, com o objetivo de diminuir com o número de evasões escolares dessa parcela da população.