Título da redação:

minha redação enem 2017 (desconsiderar título)

Proposta: ENEM 2017 - Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Redação enviada em 06/11/2017

Segundo o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade, assim como um organismo biológico, é composta por várias partes que interagem entre si, desse modo, se uma das partes funcionar mal, outras áreas da sociedade também serão afetadas. Tal fenômeno ocorre quando se analisa as dificuldades da formação educacional de surdos no Brasil, fato que contribui para o desequilíbrio observado pelo sociólogo devido à falta de investimentos nessa área por parte do Poder Público e à discriminação por parte do mercado de trabalho para com os surdos. De acordo com o INEP, a matrícula de surdos na Educação Básica vem apresentando quedas consecutivas desde 2011 até 2016. Dados que revelam o baixo investimento do Governo voltado para esse público. Com isso, eles se veem diante de mais um obstáculo para sua formação educacional. Além disso, o mercado de trabalho, com a globalização e suas tecnologias, se tornou mais exigente e pede cada vez mais pessoas formadas e integradas na sociedade contemporânea. Diante disso, é possível concluir que se os surdos não estiverem cada vez mais formados e integrados nessa sociedade, ficará mais difícil para eles conquistarem seus espaços no mercado de trabalho e como consequência restará para eles a exclusão e a discriminação por parte desse mercado. É necessário, portanto, que o Governo por meio do Ministério da Educação, insira aulas e Libras em todas as séries do Ensino Fundamental e Médio assim como em todas os cursos de graduação e técnicos. Dessa forma, os futuros profissionais estarão aptos a lidarem com as pessoas com deficiência auditiva no mercado de trabalho e estas últimas mais preparadas para encontrarem sua formação e encarar o mercado de trabalho sem sofrerem com preconceitos e discriminações. Como consequência disso, a sociedade estará mais suscetível a se tornar igualitária e equilibrada em suas diversas partes.