Título da redação:

Deficiência Negligênciada

Tema de redação: ENEM 2017 - Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Redação enviada em 06/05/2018

Policarpo Quaresma, personagem de Lima Barreto, era um nacionalista extremado, sonhava em vê mudanças para o Brasil.Todavia, morreu frustrado ao perceber que muitas não aconteciam.Se vivesse hoje, veria poucos avanços na formação de deficientes auditivos no País.Entretanto, ainda que alguma medidas foram tomadas,hoje,no Brasil, existe vários empecilhos para os deficientes, em síntese, cabe analisar alguns fatores que impede uma melhor inclusão desses cidadãos no ambiente escolar e , também, quais são seus efeitos nos portadores de deficiência auditiva no País. Em primeiro plano, é importante ressaltar que o governo brasileiro têm feito algumas medidas para uma melhoria na formação dos deficientes.Nesse contexto, a Constituição Federal de 1988, assegura um sistema educacional voltado para portadores de necessidades especiais.Além do mais,segundo a lei n°10.436 é de direito a difusão da linguagem de libras no meio educacional e nos serviços públicos.Prova disso, é a linguagem presente em alguns meios de comunicação,traduzindo a linguagem oral na forma de libras,como exemplo, nas propagandas eleitorais e alguns meios de comunicação.No entanto,já nas escolas, não é comum observar profissionais capacitados para dar suporte aos deficientes auditivos. Além do mais,é cabível enfatizar algumas consequências e barreiras que impede a formação digna de portadores de deficiência auditiva.Nesse sentido,o sociólogo Zygmunt Bauman afirma no livro modernidade-líquida que as pessoas estão englobando atitudes egocêntricas, ou seja, o individualismo.Com base nisso, percebe-se a falta de tolerância pelos colegas de sala de aula ao excluir o portador de necessidades especiais e ,também, a atitude de agressão verbal ou física que englobam,consequentemente, os deficientes auditivos não só acaba desistindo do ambiente escolar,como,também, acaba possuindo um baixo aproveitamento das matérias.Desse modo, uma das maneiras de acabar com os desafios de um ambiente justo e agradável é romper os meios de discriminação citado por Bauman:O individualismo. Torna-se evidente,portanto, a adoção de medidas para assegurar a inclusão dos portadores de deficiência auditiva no ambiente escolar.Para isso, cabe ao Ministério da Educação (MEC) fazer uma disponibilização nas escolas de professores de apoio com a formação em Libras,para que seja garantido um melhor entendimento das matérias escolares.Ademais,o MEC deve através de pedagogos fazer dinâmicas escolares por meio de rodas com debates para discutir sobre a intolerância e evitar a evasão escolar dos deficientes.Dessa maneira,Policarpo ficaria orgulhoso e haveria uma melhor formação educacional do cidadão com a deficiência negligenciada.