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Redação sem título

Tema de redação: Democratização da Informação no Brasil: Existe, de fato, liberdade de informação?

Redação enviada em 07/07/2017

O artigo 220° da Constituição Federal criminaliza o monopólio, o oligopólio e a censura dos meios de comunicação que atuam no país. No entanto, ao analisar a realidade do acesso à informação no Brasil, percebe-se que tal ideal progressista é evidenciado apenas na teoria. Sendo assim, o debate acerca da liberdade de informação é um tema que merece ser debatido no sentido de uma sociedade menos sensível à manipulação. É indiscutível que o manuseio dos meios de intercomunicação é uma realidade no Brasil. À luz do pensamento de Noam Chomsky, em seu livro '' As Dez Estratégias de Manipulação das Massas '', é correto concluir que a mídia brasileira ( as redes de televisão, os jornais, as revistas etc...) filtram e influenciam , de acordo com as suas conveniências, os conteúdos a serem transmitidos para a população, recorrendo a técnicas de cunho psicológico tais como a autoculpabilização e o estímulo a mediocridade, com o propósito de controlar o comportamento social. Essa ideia ainda pode ser comprovada pela música '' Até Quando'' de Gabriel, O Pensador. Nessa composição, o eu-poético expressa essa realidade por meio de frases como '' A programação existe pra manter você na frente da TV.. Que é pra você não ver que o programado é você''. Assim, medidas que visem estimular o pensamento crítico da sociedade são essenciais. Em segunda análise, é válido ressaltar que a questão legal a sua aplicação também estão entre as principais fatores corroboram para a permanência dessa problemática. Apesar do que se afirma no artigo 220°, apenas seis famílias controlam 70% da informação transmitida ao brasileiros, segundo Julian Assage, no livro '' Cypherpunks - Liberdade e o Futuro da Internet '', o que configura um ataque direto à liberdade de expressão e de pensamento. Dessa maneira, destaca-se que a desconcentração dos meios de comunicação, bem como o recrudescimento das punições a esse crime e a sua real aplicação, como uma maneira de se opor a essa postura presente no Brasil desde o período colonial, cuja finalidade era de mantê-lo subordinado à sua metrópole. Por tudo isso, posto que para Paulo Freire a educação constitui o principal elemento de transformação social, esse quadro pode ser revertido mediante a posturas na área política e sobretudo na área pedagógico-social. Nesse sentido, visando impedir a manipulação dos cidadãos, cabem às escolas e às universidades, discutir, por intermédio da inserção de temas afins em disciplinas como Filosofia e Sociologia, junto à sociedade civil. Paralelamente, é função do Poder Judiciário, em consonância com profissionais da área social e do direito punitivo, coagir e romper o nítido oligopólio da informação no Brasil, com o intuito de garantir a liberdade de expressão à todos, de impedir a concentração dos meios de interlocução e de fazer com que o artigo 220° não seja mais utopia.