Título da redação:

A falsa liberdade de informação

Proposta: Democratização da Informação no Brasil: Existe, de fato, liberdade de informação?

Redação enviada em 01/07/2016

Com o advento da internet, a produção e a distribuição da informação tornou-se mais democrática. Entretanto, o poder econômico ainda controla amplamente o tipo de conteúdo difundido pelos meios de comunicação, até mesmo a internet. No caso do Brasil, um número pequeno de empresas de mídia ainda possui enorme poder de influência sobre a sociedade brasileira, não só pela internet, mas principalmente pela televisão. Por isso, para que se democratize mais a informação no brasil, um primeiro passo seria regulamentar a mídia brasileira. Em toda a história do país, a informação tem sido praticamente difundida e controlada por aqueles que detém o poder. No Brasil Colonial, no Estado Getulista e no Regime Militar, por exemplo, temos os casos mais expressivos de censura. Hoje, apesar de não haver uma censura oficial, a mídia brasileira utiliza-se de seu controle da televisão e de seu poder econômico para selecionar e manipular as informações conforme lhes servir. E isso é um problema para a democracia, pois restringe a produção e distribuição da informação apenas àqueles com o controle dos meios de comunicação, um grupo muito pequeno de pessoas. Desse modo, com o monopólio da mídia, eles controlam o direito da liberdade de expressão, de imprensa e de informação das minorias e a população brasileira. A ironia disso tudo, no entanto, é que se utilizam de meios de comunicação, como os canais abertos — que em princípio são um bem público — e as liberdades de expressão, imprensa e informação para justificar seus abusos de poder. Por exemplo, a manipulação da opinião pública, a manipulação da realidade, a indução às ideologias dominantes, etc. Diante disso, visto que o poder de produzir e distribuir informação no Brasil é uma exclusividade de poucos, é imprescindível que algumas medidas sejam tomadas para que se possa verdadeiramente democratizar a informação. A regulação econômica e de conteúdo da mídia brasileira com o intuito de proteger e promover a educação, a cultura e a diversidade de opiniões, assim como, a garantia do direito de reposta é um importante primeiro passo. Só assim, a informação tem a chance de se tornar numa ferramenta verdadeiramente democrática que dá voz a população brasileira, tanto na televisão quanto na internet, etc.