Título da redação:

Mais ambiental e menos capital

Tema de redação: Consumo consciente: como minimizar o impacto do nosso consumo no planeta?

Redação enviada em 29/02/2016

A Terceira Revolução Industrial teve início na década de 1970, tendo por base a alta tecnologia,onde os modos de produção e distribuição de produtos , atingem escalas globais em proporções geométricas.Porém, essa revolução técnico-científica se encontra em um paradoxo à medida que as políticas de sustentabilidade não são aplicadas na mesma proporção. Grandes empresas investem em campanhas publicitárias ,como forma de manipulação social , idealizando a felicidade como algo utópico, atingida somente através do consumismo, e os resíduos destes produtos tem um enorme impacto ambiental. Relacionado as macroempresas, em momentos de neoliberalismo , onde a política capitalista de estado mínimo vigora, estados e municípios se digladiam entre si, oferecendo isenções de impostos , leis ambientais brandas,para terem em seus territórios grandes empresas e criarem empregos, empresas estas, que praticam nomadismo em busca de mão de obra barata , exaurindo as fontes de recursos naturais e poluindo o meio ambiente. É importante salientar o consumismo caótico e desenfreado da sociedade ,onde ostentar determinada marca e motivo de seleção social ,sabendo disto empresas investem em publicidades, em associar a imagem de seus produtos à celebridades, versões anuais de diferentes cores, tamanhos e embalagens de seus produtos,obtendo um aumento de produtividade significativo ,porém , a rotatividade destes produtos geram resíduos como baterias de celulares , metais, plásticos ,entre outros, e a falta de uma coleta seletiva efetiva motiva preocupações a respeito do meio ambiente. Para solução dos problemas citados,o governo precisa criar leis mais efetivas de controle ambiental , dar mais opções de coleta seletiva de resíduos ,investir em publicidade na conscientização da população.Vale ressaltar , a importância de cada indivíduo na sustentabilidade,de modo ,a cuidar,se organizar e exercer pressão popular contra práticas que colocam em risco o meio ambiente e se questionar a respeito da necessidade e da responsabilidade do consumismo.