Título da redação:

Esclarecimento versus Marketing

Tema de redação: Consumo consciente: como minimizar o impacto do nosso consumo no planeta?

Redação enviada em 25/06/2015

Com o advento da globalização e dos avanços tecnológicos, visualizou-se no mundo o aumento da velocidade da produção em industrias, em paralelo com a diminuição do tempo de utilidade desses produtos. Assim, problemas ambientais como o acumulo de lixo, foram agravados, por conta desse cenário. Diante disso, ser um consumidor consciente e eliminar os artificies capitalistas de grandes empresas é crucial para a diminuição do consumo. Dessa forma, cabe ao cidadão o papel de se auto-fiscalizar, para que não seja coagido por propagandas e jogadas de marketing. Empresas multinacionais, atraem os compradores por meio da emoção, pois é comum serem transmitidos comerciais que sensibilizam o interlocutor por meio de crianças, doenças e animais, ou seja, aquilo que nos preocupamos. Para tanto, pensar na real necessidade daquele produto, buscando informações sobre esse último, constitui uma atitude que diminuí o consumo. Ademais, outra forma de evitar as mazelas do consumo é modificando políticas empresariais. A obsolescência programada é amplamente utilizada por diversas empresas que buscam aumentar os lucros. Exemplo disso, é o celular que constantemente torna-se obsoleto, coagindo o consumidor a todo ano comprar um novo. Assim, aumentar o tempo de vida desses insumos acarretaria na diminuição dos impactos do consumismo. Deve-se, portanto, implementar tais medidas para que os impactos do consumo seja diminuído. Para isso, governo e população devem agir em conjunto, cabendo ao primeiro a criação de leis que haja na censura de propagandas tendenciosas e de cunho imoral. Ao segundo cabe o exercício da consciência, e da busca por informações não se deixando alienar. Assim, será possível garantir um mundo melhor as próximas gerações.