Título da redação:

Consumismo e avanços tecológicos

Tema de redação: Consumo consciente: como minimizar o impacto do nosso consumo no planeta?

Redação enviada em 11/09/2015

A preocupação com a natureza e os recursos que ela fornece ao homem não é um assunto atual, mas que se faz necessário manter um tipo de manutenção a ele. Seja por meio da mída, da internete ou do sair nas ruas a retomada desse assunto é recorrente. Isso porque embora projetos e protocolos estejam vigorando não se fazem cumpri. Daí, o uso abusivo de recursos e produtos, que na maioria das vezes, tem como fonte de materia prima os recursos naturais. O homem já provou que é capaz de construir e reconstruir objetos, discursos, produtos de acordo com sua necessidade, mas carece entender que os avanços, apensar de bons, alguns, só podem ser considerados como efetivamente favoráveis se subrimir necessidade sem prejudicar outras areas. O que está acontecendo é que a população, de modo geral, está mais preguiçosa e evita o máximo possível de esforço físico e mental, já que basta alguns cliques para adquirir um produto ou encontrar uma pesquisa. Isso só foi possível por conta dos avanços tecnológicos que concederam facilidades ao homem. O problema é o homem não está sabendo usar dessa faciliadade, ou melhor, está sabendo muito bem, no entanto, sem consciência. A consciência que se faz necessária é aquela que permite a reflexão de: usar e reutilizar, já é de fácil acesso, por meio da internete, asssitir vídeos instrutivos sobre os mais diversos assuntos; criar a partir do existente. Reduzir o consumo parece algo utópico para a realidade vigente do século, mas uma análise crítica e reflexiva ajudaria bastante, a começar pelas famílias, a reflexão para o uso consciente de produtos. Além de usar os meios tecnológicos a favor da sociedade. Se um grupo pequeno tem uma iniciativa e se essa é boa outro grupo cópiará e aperfeioará a ideia e assim por diante. Um efeito a longo prazo são pessoas consumistas, mas com clareza racional sobre o que estão fazendo com os objetos adquiridos.