Título da redação:

Os restaurantes e laboratórios de pesquisa da nomofobia

Tema de redação: Como enfrentar o dilema da nomofobia no Brasil

Redação enviada em 24/09/2017

Desde o início da revolução industrial o ser humano vem inventando novas formas de se entreter, logo é de se esperar que tecnologias como o smartphone afetem a nossa sociedade, principalmente, de forma negativa. Um desses aspectos negativos é a nomofobia, que se caracteriza como o medo de ficar longe do celular, que é causado por psicoativos inseridos pelas multinacionais e pela mesclagem do mundo físico com o virtual. É importante pontuar, de início, que um dos principais motivos do vício em celular é causado, pelas estrategias comerciais das multinacionais que inserem psicoativos que acabam causando a dependência dos usuários desse tipo de serviço. Por exemplo, o Facebook investe boa parte de sua renda em pesquisas que visam criar artifícios que causam o vício do usuário nessa rede social, de modo que essa atividade que sobrepõe o lucro à saúde da população é de extremo perigo para todos os países, a partir dos dados apresentados se vê que é necessário que as instituições combatam essa prática. É fundamental pontuar, ainda, que outro fator que auxilia o crescimento do número de pessoas com nomofobia é a perda da barreira entre virtual e físico, se devendo principalmente aos ambientes que mesclam esses dois mundos. Por exemplo, é comum restaurantes e lanchonetes oferecerem internet de graça para seus clientes, fazendo com que inúmeras pessoas que estão nesses lugares troquem momentos de prazer com seus companheiros por checagens constantes no e-mail, resultando em dados como o de que 57% dos brasileiros preferiam abrir mão da comida por um dia do que ficar sem seu celular durante 24 horas. Desse modo percebemos que o transtorno da nomofobia está muito ligado aos locais que a apresentam a dualidade entre o mundo físico e virtual. A nomofobia, portanto, deve ser combatida por inúmeras instituições cabendo ao Estado criar um conjunto de leis que proíbam as pesquisas que tem como objetivo, puramente comercial, na criação de psicoativos, assim como a circulação de produtos que sejam reflexos desse tipo de comportamento das multinacionais. Além disso o terceiro setor deve se reunir para propiciar ambientes que incentivem a não permanência no celular em lugares como restaurantes e lanchonetes, as empresas devem fazer isso colocando cartazes e banners nesses estabelecimentos, sendo que esses cartazes deveriam instruir as pessoas a conversarem entre si, para que assim tenhamos uma sociedade gradativamente melhor e livre da nomofobia.