Título da redação:

Começando da Base

Tema de redação: Como enfrentar o dilema da nomofobia no Brasil

Redação enviada em 11/09/2017

Escrita. Imprensa. Fotografia. Era digital. Dentre essas grandes revoluções comunicacionais, a última introduziu na sociedade, em larga escala, os aparelhos eletrônicos. Esses objetos, devido a sua gama de ultilidades, são importantes e, até, indispensáveis na vida de muitos brasileiros. Nesse contexto, é válido abordar o isolamento social e a polarização de ideias gerados pelo advento da internet. Primeiramente, cabe dizer que um dos atrativos do ambiente virtual é a falsa sensação de se possuir um grande número de amizades e parcerias bem consolidadas. Esse cenário ilusório é corroborado por Zygmunt Bauman, ao afirmar que os "dependentes" das redes sociais são, na verdade, solitários em meio a uma multidão de solitários. Dessa forma, os laços humanos e as relações interpessoais são negligenciadas mediante à possibilidade de se manter diálogos sem precisar transparecer suas emoções pessoalmente e de poder desconectar-se a qualquer momento. Além dos prejuízos ao convívio social, a internet também pode causar a separação dos indivíduos de acordo com suas crenças e ideologias nesse meio. Como forma de ilustrar o referido processo, é importante citar o livro "O Filtro Invisível - O Que a Internet Está Escondendo de Você", no qual o autor Eli Pariser discorre sobre as chamadas "bolhas virtuais". Nesse cenário, algoritmos os quais compõem o sistema digital filtram os conteúdos que chegarão em destaque ao usuário mediante a seus gostos e afinidades. Desse modo, o indivíduo, já possuidor de uma dada visão, é bombardeado por ideias convergentes a ela, enquanto as divergentes são deixadas em segundo plano. Ficam claros, portanto, os malefícios advindos de uma grande dependência dos meios virtuais e a necessidade de medidas serem tomadas a fim de reduzi-la. Com esse objetivo, escolas podem organizar eventos esportivos aos finais de semana, nos quais o desafio da atividade irá tomar o lugar da tecnologia e serão estimuladas relações interpessoais de parceiros de equipe durante os treinamentos e o evento. Ademais, essas mesmas instituições podem promover dias de aula ao ar livre, sem a presença de aparelhos eletrônicos, voltados para o embate de ideias em grupos, nos quais os alunos sejam estimulados a argumentar contra e a favor de temáticas pré-definidas. Assim, será possível começar a mudar a sociedade, partido de sua base : a escola.