Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Como enfrentar o aumento do consumo de drogas lícitas por adolescentes

Redação enviada em 22/06/2018

O Barroco, escola literária do final do século XVI e meados do século XVIII, era caracterizado por escritores adeptos ao “Carpe Diem”, ou seja, “aproveite o dia” ou “colha o momento”. Pode-se dizer, portanto, que os adolescentes contemporâneos demonstram situados em uma busca constante em direção ao carpe diem, o que resulta, em muitos casos, no consumo de drogas lícitas. É essencial pontuar, de início, a importância do acompanhamento psicológico em instituições de ensino para evitar o aumento de uso de drogas lícitas pelos jovens. Nesse sentido, os colégios de ensino médio, que possuem como foco a aprovação dos alunos nos vestibulares, criam um ambiente propício para distúrbios emocionais, resultado da pressão exercida pelos pais, pela comunidade escolar e, também, pelos próprios estudantes em si mesmos. Com isso, como forma de aliviar o estresse e encontrar uma válvula de escape, muitos jovens se refugiam em drogas lícitas. Dessa maneira, a presença de psicólogos em colégios e universidades, seria de extrema importância para que os jovens saibam onde encontrar ajuda e soluções. Além disso, um fator crucial contra o consumo de drogas lícitas pelos jovens é barrar a facilidade de aquisição à estas substâncias. Diante disso, 13 Reasons Why, série estadunidense, evidencia o uso de drogas pelos adolescentes, em especial o álcool devido ao seu fácil acesso nas festas. Assim sendo, em um dos episódios uma personagem embriagada, praticamente desmaiada, é estuprada por um colega de classe durante uma festa realizada na casa dela. Em relação a isso, torna-se necessário a fiscalização em festas noturnas, tanto em boates como em domicílios, por parte da polícia como forma de diminuir o acesso a drogas lícitas por menores de 18 anos. À vista disso, é reconhecível o consumo de drogas lícitas pelos adolescentes na sociedade atual. Por isso, é importante que as instituições de ensino promovam debates e palestras como complemento nos programas escolares para conscientizar os alunos sobre as consequências causadas pelo consumo dessas substâncias. Ademais, a inclusão de psicólogos em ambientes escolares permitiria solucionar casos envolvendo traumas, distúrbios emocionais, relações familiares, ciclos de amizades que sejam gatilhos para um eventual uso de drogas, para que, assim, sejam evitadas.