Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: Como driblar os desafios da liberação do porte de arma

Redação enviada em 21/07/2018

O número de mortes no Brasil ultrapassou dos sessenta mil por ano, de acordo com o Atlas da violência, em 2018. Com isso, é notório que a violência tem sido uma problemática persistente no país, de modo que o Estado não possui controle do crime no Brasil e, assim, a população fica desamparada. Nesse sentido, o porte de arma tem sido uma proposta que busca garantir ao cidadão uma maior proteção, não obstante, o país não possui educação suficiente para controlar o número de homicídios que mais armas nas ruas poderiam causar. Uma preocupação constante são os discursos radicais que buscam solucionar o problema da violência no Brasil trazendo aspectos dos países desenvolvidos, isto é, a Islândia possui porte de armas, mas ela está no topo nos níveis de educação, saúde, igualdade e oportunidade. Nesse contexto, segundo o Instituto Avante, os Islandeses possuem uma grande quantidade de armas, porém não as utiliza. Podemos,então, perceber que em um país como o Brasil que possui o sistema público de educação em colapso, seria difícil as armas serem utilizadas só como defesa, pois o sistema de fiscalização é deficiente e , por conseguinte ,seria insuficiente manter o controle e evitar o caos. Além do mais,outro fato existente foi o último ataque ocorrido, nos Estados Unidos, no colégio público Marjory Stoneman Douglas, em Parkland, na Flórida, com um fuzil AR-15 nas mãos e abrir fogo contra alunos e professores. Portanto, essa é a prova que a posse e porte de arma é um sistema duvidoso e que requer o controle efetivo do Estado, se tornando inviável em um país, como o Brasil, em que mata mulheres, homossexuais , negros, não possuindo capacidade psicológica de portar uma arma, principalmente pela grande quantidade de crime cometidos por pessoas que não possui antecedentes criminais, segundo o Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Logo, medidas precisam ser tomadas para resolver esse impasse. Nesse contexto, o Ministério da Educação, deve promover em Escolas, bairros periféricos e em espaços públicos o oferecimento de cursos que mostrem a realidade histórica do Brasil, buscando orientar à respeito da educação como forma de mudança e ressocialização. Bem como buscar trazer a tecnologia como forma de conhecimento, a internet e os meios de comunicação para buscar enriquece-los,buscando desenvolver a capacidade intelectual das crianças e adultos e que aos poucos esse projeto trará resultados ,a longo prazo, tornando a população mais instruída.