Desde do inicio da humanidade buscamos algo por qual valha a pena lutar, e isso nos permitiu avanços de ordem tecnológica e social, as revoluções são um claro exemplo disso. Ideais como "Igualdade, Liberdade e Fraternidade" não estariam presentes em nossa atual sociedade sem elas.
Entretanto, vivenciamos um século de grande desmotivação, somos a chamada "geração rivotril", onde grande parte da população precisa de remédios para se manter firme, um século onde a depressão tornou-se um dos principais causadores de morte. O que de fato é compreensivo diante das barbáries observadas cotidianamente.
Em meio a toda impunidade o ser humano se vê impotente, já não acredita em ideais pelo qual possa lutar, acabando desse modo integre os ao males da sociedade contemporânea.
Ciente do exposto, fica clara a necessidade de motivação, isto é,
governo bem como sociedade deve incentivar atividades que desenvolvam culturalmente a população, como a criação de oficinas criativas, amostras culturais e etc. Pois sabemos que a cultura é um fator de integração entre o povo e meio onde vive, provocando desse modo maior motivação dentro da nossa sociedade.