Título da Redação: A inércia da juventude brasileira

Proposta: Coisas pelas quais vale a pena lutar.

Redação enviada há cerca de 2 anos por Pastel


Durante a Ditadura Militar (período da história brasileira marcado por enorme repressão na liberdade de expressão do cidadão) foram os jovens (estudantes, em sua maioria pertencentes à classe média) que se rebelaram contra o sistema político que vigorava na época. Defendendo valores por eles acreditados, o movimento estudantil foi de extrema importância para o fim da ditadura e para a promulgação da nova constituição do Brasil.
O exemplo dado, contudo, não se espalhou pelos anos seguintes e hoje lidamos com uma juventude cada vez mais inerte para com os problemas políticos brasileiros. Esses jovens, em sua maioria membros da classe média baixa ou pobre, devido à falta de incentivo na política, se mostram desinteressados pelos problemas de nossa sociedade.
Algumas das consequências para essa falta de interesse, em um país democrático e que, portanto, se baseia na opinião do povo para a tomada de decisões, são as impunidades em crimes de corrupção (aos quais já estamos acostumados a ver no noticiário) e a realização de projetos que acabam por atender apenas os interesses de poucos - criando assim, uma sociedade menos igualitária e justa.
Ressaltar aos jovens o funcionamento político e, principalmente, destacar a importância de uma participação mais ativa na mesma, afim de motivá-los a lutar por seus direitos, se tratam dos maiores passos que poderíamos dar em busca de melhores condições de vida em nosso país.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

Não existem comentários. Seja o a comentar neste texto.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás