Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: Brasil: pátria educadora? A educação contemporânea brasileira.

Redação enviada em 18/07/2016

De acordo com Paulo Freire " se a educação sozinha não muda a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda". De fato, as escolas são responsáveis pela formação de cidadãos críticos, sendo fundamentais para o progresso de um país. No entanto, no Brasil ainda persistem impasses que atrapalham o pleno funcionamento dessas instituições. A priori, é importante lembrar que o descaso do poder público contribui para a realidade em questão. Prova disso, é o dado do movimento Educação para Todos, o qual apontou que apenas 4,5% dos colégios são equipados com todos os itens relativos à infraestrutura previstos por lei. Aliado a isso, o Censo Escolar de 2015 destacou que quase 40% dos professores brasileiros não têm formação adequada para exercer a profissão. Desse modo, é possível perceber que as condições precárias para a execução do processo de aprendizado desmotiva alunos e mestres, gerando assim problemas de desrespeito, indisciplina e violência no referido ambiente. Soma-se a esse quadro o fato das salas de aula perpetuarem relações de desigualdade. Tal pensamento já foi abordado pelo sociólogo Pierre de Bourdieu, que destacou o uso do Capital Cultural como ferramenta de lecionamento. Esse termo pode ser entendido como a prática de algumas escolas cobrarem conceitos relacionados à cultura erudita, ao passo que expressões populares são deixadas de lado. Consequentemente, alunos de origem humilde geralmente não apresentam o conhecimento prévio necessário para entender as matérias com facilidade. Logo, esse modelo de ensino desestimula ainda mais jovens marginalizados, os quais em muitos casos abandonam os estudos. Para a solução de tais equívocos, portanto, é demandada a ação de múltiplos atores. A União precisa realizar investimentos que visem melhorar a infraestrutura dos locais de ensino, bem como ofertar cursos para qualificação do professor. Paralelamente, as instituições educacionais devem não só fomentar práticas pedagógicas pautadas na realidade do lecionado, mas também promover oficinas, eventos abertos ao públicos e atividades extracurriculares que objetivem promover maior interação com os estudantes e as comunidade de entorno.