Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: Brasil: pátria educadora? A educação contemporânea brasileira.

Redação enviada em 01/07/2016

Ao se pensar a respeito da educação brasileira, é possível afirmar que desde a chegada de Marques de Pombal no Brasil até os dias atuais foram criadas inúmeras medidas para introduzir uma educação de qualidade e igualitária para todos . Porém, tais providências nunca foram tratadas como prioridade no país . Desde o século XVIII já era discutida a questão da valorização do professor, mas até hoje às iniciativas tomadas não foram suficientes para resolver este impasse . Sabe-se que apesar das inúmeras greves e manifestações realizadas pelos profissionais da área em prol de salários mais justos, ainda assim, não foram satisfatórias, pois o peso salarial destes, ainda é baixo e injusto. Todavia, o desprestígio das autoridades para com o professor é reflexo da carência de ensino de qualidade. Além disso, a escassez no investimento da educação agrava o quadro, pois, segundo o Censo Escolar, apenas 4,5% das escolas brasileiras tem infraestrutura completa para receber os alunos e ainda falta merenda de qualidade, água potável, manejo de resíduos e principalmente laboratório de ciências. Esses e outros fatores levam o Brasil a estar em 60° posição de 70 países no ranking mundial de qualidade na educação . Portanto, é necessário que haja uma mudança satisfatória na educação brasileira com mais investimento em capacitação profissional e estrutura escolar. O governo pode investir melhor na educação de base e no aumento salarial dos professores disponibilizando mais verbas para este objetivo. O Ministério da Educação pode criar programas que tenham a finalidade de qualificar os profissionais da área, para melhor atender os alunos.