Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Brasil: pátria educadora? A educação contemporânea brasileira.

Redação enviada em 14/06/2018

No governo populista de Getúlio Vargas, fundou-se várias escolas e instituiu mais academias para formar professores.Na contemporaneidade, entretanto, é vigente que as políticas ostensivas e excludentes configuram a ineficiência do sistema educacional brasileiro. Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que há uma falta de estrutura nas esferas educacionais, visto que o governo não incentiva seus alunos por meio de investimentos necessários para uma educação de qualidade, sobretudo em tecnologias e acessibilidade para deficientes físicos e mentais.Ademais, outro fator inadmissível é a desvalorização profissional desempenhada pelos educadores, não apenas pela baixa remuneração como também pelo menosprezo por essa profissão, o que ocasiona um declínio na procura pela graduação de pedagogia.Diante disso, observa-se uma inversão de valores no brasil, pois é conhecido como ‘’país do futebol’’, Todavia, de acordo com a revista Veja o Brasil se encontra em penúltimo lugar de 36 países no ranking da educação. É importante considerar também, que de acordo com a Constituição Federal de 1988, todos os cidadãos tem o direito a educação, contudo, observa-se que há uma quebra constitucional deste direito garantido, uma vez que o analfabetismo se acentua em varias regiões do pais, principalmente no Nordeste, onde é visível o abandono do governo e a escassez de investimentos que incentivam a mudar esta triste realidade.Além disso, a sociedade influencia o modo de pensar e viver de muitas pessoas, de maneira análoga, é notável que os indivíduos procuram por efemeridade em virtude de uma comunidade que visa o consumo e esquecem de bens duráveis, como a educação e a cidadania.Assim, essa problemática irá persistir nos setores sociais até que ocorra uma mudança significativa. Fica evidente, portanto, que é necessário a inserção de investimentos para a educação.O MEC juntamente com o IBGE deve mapear regiões onde o ensino se encontra precária e com o Governo Federal, destinar obras de infraestrutura e aplicação de tecnologia nas salas de aula.Também criar investimentos para incluir pessoas com deficiência no sistema educacional como rampas de acesso e professores capacitados para lidar com essa demanda, com o fito de tornar o âmbito escolar mais prazeroso e igualitário. E assim como na Era Vargas se coloque novamente a educação em primeiro plano.