Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: Brasil: pátria educadora? A educação contemporânea brasileira.

Redação enviada em 17/10/2017

"Penso, logo existo". Essa máxima do filósofo iluminista René Descartes evidencia o quão essencial é o exercício do pensamento para a humanidade. Desde a Pré-História até a Idade Contemporânea o homem busca aperfeiçoar seu modo de vida, e isso só é possível através da educação. Mentes brilhantes como Albert Einsten, Isaac Newton e Charles Darwin contribuíram imensamente para os avanços da ciência e tecnologia e consequentemente, da humanidade. De acordo com Immanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Por conseguinte, a humanidade é aquilo que a educação faz dela. Dessa forma, torna-se irrefutável a importância da educação para o desenvolvimento. No Período Colonial Brasileiro, a educação só estava disponível para portugueses de famílias aristocráticas e o ensino era ministrado pelos jesuítas - sacerdotes da Igreja Católica. As primeiras Universidades só surgiram com a chegada da Família Real Portuguesa em 1822, mas ainda assim apenas uma pequena parcela da população tinha acesso a esse recurso. Somente com a promulgação da Constituição Cidadã de 1988 o ensino se tornou mais amplamente difundido na sociedade brasileira. Atualmente no Brasil, busca-se um sistema mais democrático para a educação, através de ensino básico gratuito e sistemas de inclusão no Ensino Superior, como o ProUni, Sisu, FIES e o Sistema de Cotas. Apesar dos avanços nesse sentido a educação no país não é universalizada e possui baixa qualidade, o que pode ser comprovado pela pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na qual o Brasil ocupa a 60º posição entre 76 países. Todavia, esse quadro precisa mudar, pois é inegável o papel da educação no desenvolvimento econômico e social de qualquer país. Indivíduos informados são eleitores melhores, políticos esclarecidos governam melhor o país e principalmente, uma população com pensamento crítico tem capacidade de avaliar o Governo e agir no sentido de promover mudanças que beneficiem o avanço. Como afirmou o educador Paulo Freire, "se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda". Portanto, torna-se imprescindível que medidas cabíveis sejam tomadas com o objetivo de atenuar o problema destacado. Primeiramente, o Poder Público, em parceria com o Ministério da Educação, deve promover reformas nas várias esferas de ensino, de modo que se tenha uma educação de fato eficaz. Além disso, a mídia pode promover iniciativas de programas educacionais em horários de grande audiência, para atingir uma considerável parcela da população. E principalmente, é fundamental que os pais incentivem seus filhos no exercício escolar, para que se tornem cidadãos críticos. Dessa forma, o crescimento econômico e social do país é indubitável.