Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: Brasil: pátria educadora? A educação contemporânea brasileira.

Redação enviada em 16/10/2017

TEMA: A TECNOLOGIA E O ENSINO NO BRASIL DO SÉCULO XXI (tema do ultimo simulado do Evolucional, não achei ele aqui mas espero que dê pra corrigir minha redação de qualquer forma...) É uma questão de cidadania e ética discorrer sobre as consequências relativas a tecnologia e seus impactos na educação brasileira, em razão de contribuir para o combate de possíveis impasses e corroborar para o desenvolvimento do país. Nessa concepção, convém avaliar que tais empecilhos decorrem, em especial, do mal gerenciamento de aparelhos tecnológicos nas salas de aula, bem como a precária infraestrutura das escolas, privando os estudantes de uma infinidade de conhecimentos. "O homem é tudo aquilo que educação faz dele", sob essa perspectiva kantiana, pode-se concluir que a formação social dos cidadãos está diretamente ligada ai caráter educacional recebido. Sendo assim, a má administração dos professores quanto a utilização de aparelhos eletrônicos pelos alunos resulta em um preocupante desvio de atenção da aula para, muitas vezes, sites e aplicativos na internet, as quais não possuem relação com o conteúdo ministrado nas aulas e, consequentemente, prejudicando a qualidade de seu processo educacional. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de jovens com acesso à internet cresceu substancialmente na ultima década. Contudo, lamentavelmente, as instituições de ensino não acompanham esse crescimento, o que reflete uma educação arcaica, privando os alunos da absorção de conhecimentos amplos e interdisciplinares fornecidos pelo bom aproveitamento das diversas tecnologias hodiernas. Logo, a negligência governamental em prover mecanismos tecnológicos nas escolas, a fim de melhorar a qualidade do ensino, representa uma afronta a dignidade dos cidadãos. Frente a essa conjuntura problemática, urge, portanto a atuação do Ministério da Educação no que tange a uma melhor preparação dos professores em relação ao controle responsável das tecnologias pelos alunos, por meio de aulas preparatórias nos cursos de licenciatura nas universidades federai. Ademais, faz-se necessário que o poder público elabore projetos voltados para o investimento no setor de informática nas escolas, a fim de garantir um ensino dinâmico e atualizado com as demandas de um mundo globalizado. Por fim, dessas e de outras maneiras, o Brasil estará apto a proporcionar uma educação de qualidade que, para o ilustre Nelson Mandela, ex-presidente e líder revolucionário, é a arma para mudar o mundo.