Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: Brasil: pátria educadora? A educação contemporânea brasileira.

Redação enviada em 22/07/2017

O filósofo Immanuel Kant já afirmava que o ser humano é aquilo que a educação faz dele, logo, essa ferramenta é essencial para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. No entanto, no cenário brasileiro atual, há uma crise no sistema educacional que é fruto não só da falta de infraestrutura nas escolas públicas, mas também da desvalorização dos professores. É necessário, portanto, políticas públicas para corrigir tais falhas. É fato que o modo como as aulas são ministradas pelos professores influencia no processo de aprendizagem dos alunos. Contudo, o ambiente escolar ainda não possui infraestrutura suficiente para oferecer um ensino dinâmico, uma vez que a maioria das escolas públicas não possuem laboratórios ou bibliotecas, o que traz consequências tanto para os professores quanto os alunos, já que os primeiros não conseguem lecionar plenamente, ou seja, de uma forma que possa interessar o estudante e este possa aprender o conteúdo. Prova disso são os dados levantados pelo Censo Escolar de 2012, em que apenas 18% dos alunos têm acesso ao laboratório de ciências dentro das escolas. Sendo assim, o ensino é comprometido pela ausência de recursos básicos de aprendizado. Além disso, a desvalorização do professor também é um fator que contribui para a crise do sistema educacional brasileiro, pois esses recebem pouco e possuem cargas horárias extensas, o que afeta o desempenho e colabora para o desestímulo do profissional da educação. Segundo a Organização para a Cooperação Desenvolvimento Econômico, docentes do ensino fundamental e médio ganham somente 39% da média salarial de países desenvolvidos. Por conseguinte, o salário do educador brasileiro reflete a falta de reconhecimento da importância deste na formação do cidadão. Dessa forma, medidas são necessárias para solucionar o impasse. Assim, o Ministério da Educação em parceria com secretarias estaduais e municipais de educação, deve investir na equipação de escolas com a construção de bibliotecas laboratórios com o objetivo de tornar o ambiente escolar mais eficaz para professores e alunos. Ademais, Dessa forma, medidas são necessárias para solucionar o impasse. Assim, o Ministério da Educação em parceria com secretarias estaduais e municipais de educação, deve investir na equipação de escolas com a construção de bibliotecas laboratórios com o objetivo de tornar o ambiente escolar mais eficaz para professores e alunos. Ademais, o Governo – por meio do Plano Nacional de Educação – deve oferecer uma remuneração apropriada para cada professor a fim de valorizá-los e garantir um melhor desempenho destes. Afinal, como afirmou o filósofo Aristóteles: "A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces".