Título da redação:

Brasil - um país defasado na educação

Tema de redação: Brasil: pátria educadora? A educação contemporânea brasileira.

Redação enviada em 26/10/2016

É muito recorrente a máxima "a educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." Tal frase, dita pelo filósofo Immanuel Kant, enquadra-se na atual situação educacional do Brasil, e fica subtendido as adversidades estruturais do sistema de ensino brasileiro, que são majoritariamente, os problemas de infraestrutura e desvalorização dos professores. A educação tem que ser a prioridade do país, para que com isso o Brasil torne-se uma verdadeira pátria educadora. Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica começou. E esse desavanço à educação ainda perdura até hoje, já que existe uma quantidade considerável de unidades de ensino que não têm bibliotecas, quadras e laboratórios, estes que são itens pedagógicos importantes para uma aprendizagem de qualidade, além de espaços adequados para alunos com deficiência. Nesse quesito, não basta que o aluno esteja na escola, é preciso garantir que os mesmos estejam aprendendo e que tenham suporte e avanços por parte do Governo para isso. Um ensino de qualidade depende em grande medida do papel dos professores na formação dos alunos. No entanto, o Brasil parece caminhar em direção oposta. A importância da valorização do docente é de fato uma desastrosa situação da educação no país, pois, ao contrário dos países como Cingapura e Coreia do Sul, que são líderes em educação, o Brasil não possui uma política clara de enaltecimento ao corpo docente, que desse modo sofre constantes manifestações afim de melhoria de salários. Fato este, que justifica a perda da motivação dos professores e justificará a falta de interesses de alunos com rumo destinado à licenciatura. De fato, não são poucas as razões que fazem do Brasil um país defasado em relação a Educação. A desvalorização dos professores e o desavanço nas estruturas das escolas afirmam isso. São necessárias, portanto, infraestrutura adequada ao desenvolvimento dos alunos, papel para o Governo Municipal que deverá agir em prol de criações de laboratórios, biblioteca, além de, trocas das mesas e cadeiras das instituições. Como também, por parte do Governo Federal a criação de um programa de ensino técnico integrado a essa etapa escolar, que possa destinar os alunos após a conclusão do ensino médio, aliado a um aumento na remuneração dos professores.