Título da redação:

A precariedade do sistema educacional

Proposta: Brasil: pátria educadora? A educação contemporânea brasileira.

Redação enviada em 25/10/2018

Desde o século XVIII, com o surgimento do movimento intelectual e filosófico conhecido como Iluminismo, entende-se que para progressão e humanização de uma sociedade é preciso que os indivíduos se mobilizem com os problemas existentes. Contudo, quando se observa a precariedade do sistema educacional brasileiro, percebe-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não na prática, e a problemática perdura intrinsecamente ligada a realidade do país, seja pelo descaso e falta de investimentos por parte do governo, ou pela cultura negligente enraizada na sociedade. Efetivamente, o acesso á educação a todos os brasileiros é assegurado pela Constituição Federal de 1988. Entretanto, há uma discrepância entre a realidade excludente vivida, principalmente, por indivíduos dependentes do ensino publico no país, e o que defende esse orgão jurídico. Grande parte das escolas no Brasil apresentam problemas como a ausência de materiais didáticos, péssimas estruturas físicas, salas lotadas, carência de vagas, e a imensuravel desvalorização (moral e financeira) dos professores. De acordo com estudo realizado pela Universidade de Brasília (UNB), somente 1% das escolas brasileiras têm infraestrutura ideal, o que comprova a falta de mobilização e o descaso do Estado em relação a precariedade do sistema educacional. Segundo o escritor Coelho Neto é na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais, o que ressalta a importância da família no auxilio e construção do intelecto do individuo. A formação educacional se faz pela junção de valores, exemplos, incentivo e comprometimento adquiridos no âmbito familiar, com a prática pedagógica oferecidos pela escola. A cultura da sociedade brasileira em relação a isso precisa ser transformada, e a educação colocada como prioridade. Frente aos desafios enfrentados pelos brasileiros no que tange sua formação educacional, faz-se necessário, portanto, que o Governo Federal disponibilize mais recursos financeiros a esse setor e invista na reforma das escolas, compras de matérias didáticos, aumento de vagas, bem como na capacitação e valorização salarial de professores, com objetivo de garantir melhoras no ensino publico. Ademais, o Ministério da educação (MEC) deve instituir nas escolas palestras ministradas por educadores, para pais e alunos, sobre a importância da família e seus deveres na formação intelectual, a fim de que as pessoas se desprendam de sua cultura atual. Talvez, a mobilização e união governo-sociedade possa transformar as ideias iluministas em prática e não só em teoria.