Título da redação:

O poder da leitura

Tema de redação: Atual cenário da leitura no Brasil: realidade favorável ou falta incentivo?

Redação enviada em 16/10/2015

É de conhecimento geral que o povo brasileiro não tem por hábito a leitura, o motivo disso ainda é muito questionado. Enquanto isso, diversos países se destacam por serem adeptos a leitura, como Índia, Tailândia, China, dentre outros. Com tanta tecnologia acessível ela perde lugar para jogos e redes sociais, que vêm cada vez mais se aprimorando, tomando assim os lugares dos livros. Nos últimos anos, diversas pesquisas mostraram que o número de leitores decresceu, alguns explicam isso pela falta de investimento do poder público em leitura. Outras pessoas, atribuem a diminuição no número de leitores, principalmente adolescentes, ao aumento das ofertas de diversões proporcionados pela tecnologia. A falta de hábito por leitura leva os jovens a possuírem vocabulários cada vez mais pobres. Na sociedade contemporânea, os pais não dão mais livros aos filhos, e sim aparelhos eletrônicos, as crianças estão tendo acesso precoce ao mundo tecnológico, e não ao da leitura. A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que há o enriquecimento do vocabulário, a obtenção de conhecimento, a dinamização, o raciocínio e a interpretação. No entanto, está sendo deixada de lado, visto que, o número de analfabetos funcionais explicita o quanto a leitura está sendo abandonada nos últimos anos. Grande parte da população alega não ter condições financeiras de comprar livros mensalmente, o que traz à tona a falta de incentivo e impostos altos que esses carregam. Logo, é perceptível que essa realidade deve mudar, e para isso é necessário que ocorra mudanças de atitudes de diversas partes. Por exemplo, o poder público deve sancionar leis que diminua os impostos sobre os livros e construir bibliotecas públicas nas cidades. As escolas devem aumentar os números de livros obrigatórios e promover semanalmente grupos de leituras, juntamente com palestras que incentivem a criança a ler. As mídias e ONGs devem divulgar campanhas publicitárias que mostrem o poder da leitura na vida do cidadão. Por fim, a família deve incentivar as crianças desde cedo a conhecer o mundo da leitura, presenteando-os com livros, ao invés de aparelhos tecnológicos.