Título da redação:

O desfavorável cenário da leitura no Brasil

Tema de redação: Atual cenário da leitura no Brasil: realidade favorável ou falta incentivo?

Redação enviada em 12/10/2015

A leitura é indispensável para a formação de todos. É lendo que se adquire conhecimento e, consequentemente, deixa-se de ser alienado; e é por meio da leitura que se aprende matérias básicas, como história e matemática, que podem dar oportunidades de emprego ao leitor, no futuro. O atual cenário de leitura no Brasil é deplorável. A população brasileira, em geral, lê muito pouco e esta falta de leitura reflete em diversas questões da sociedade, como as escolhas políticas precipitadas e a baixa qualificação da mão-de-obra brasileira. Um dos fatores que explicam a causa dos brasileiros lerem tão pouco é a baixa qualidade das escolas públicas do país. É dever da instituição escolar alfabetizar seus alunos e também incentivá-los a ler livros com mais frequência. Entretanto, com a infraestrutura de péssima qualidade das escolas públicas brasileiras, este incentivo à leitura não acontece o suficiente e a alfabetização dos estudantes é bastante precária. Além disso, são muitos os casos de jovens, pertencentes à classes sociais de baixa renda, que abandonam a escola para trabalhar e poderem ajudar financeiramente suas respectivas famílias. É também muito importante frisar que com o avanço da tecnologia, a internet tornou-se um instrumento de alfabetização e leitura dos jovens de suma importância. Mesmo que a leitura na internet, na maior parte das vezes, não seja de livros, mas sim de mensagens e pequenos textos noticiários, já é um começo para que jovens passem a ter hábitos de leitura de livros mais frequentes. Portanto, a leitura é vital para a formação de todos os indivíduos por proporcionar ideias e oportunidades únicas ao leitor. Infelizmente, os brasileiros leem demasiado pouco. Algumas medidas que podem ser tomadas para combater o cenário desfavorável da leitura no Brasil são: um maior incentivo à leitura, com a melhoria das bibliotecas, por exemplo, e uma alfabetização de mais qualidade, com a melhor qualificação dos professores, por parte das escolas públicas, que cabe ao governo de cada estado brasileiro melhorar a infraestrutura de suas escolas, e que cabe ao governo federal canalizar mais verbas, destinadas à educação, para cada estado; uma difusão dos benefícios da leitura, pela mídia, para incentivar os brasileiros a ler com mais frequência.