Título da redação:

Mais livros!

Tema de redação: Atual cenário da leitura no Brasil: realidade favorável ou falta incentivo?

Redação enviada em 01/11/2015

Os costumes que temos quando adultos são modelados na infância, na fase do desenvolvimento intelectual. No Brasil percebemos, em relação aos índices de leitura de livros por ano, que, a grande maioria dos brasileiros não tiveram em seu ensino escolar fundamental, incentivos quanto à leitura. As escolas públicas, principalmente, não possuem estrutura adequada para o incentivo à leitura, por falta de espaço, de funcionários para tomarem conta da biblioteca, por falta de livros, falta de ajuda de custo, entre outros.Os professores por não terem acesso a uma quantidade considerável de livros para distribuir à seus alunos que, muitas vezes, não tem condições de o comprar, acabam desanimando quanto ao seu empenho na aprendizagem da geração seguinte. Além da falta de estrutura dentro das escolas, aqueles alunos que se habituam à leitura e vão atrás dos livros, acabam por sofrerem algum tipo de bullying quanto aos seus colegas de classe, por ser na maioria das vezes o único de uma turma a mergulhar nas aventuras que se encontram em letras, frases, parágrafos, em páginas, ao invés de em teles de cinema e em jogos digitais. Alguns livros, entretanto, conseguem chamar a atenção de algumas pessoas, mas por conta da mídia, principalmente quando um livro que se tornou um filme é aplaudível. Porém, esses livros são de fácil leitura, o que faz com que a pessoa leia histórias que não irão acrescentar de fato algo em seu aprendizado. Esses livros de fácil leitura desviam a atenção de outros livros que seriam essenciais à lista de livros lidos de um brasileiro. Além do incentivo nas escolas, a comunidade tem que se mover e se conscientizar quanto ao aprendizado das crianças. Deve-se criar mais projetos comunitários, onde as pessoas vão para passar seus conhecimentos para os mais novos e onde os mais novos podem ter uma visão ampliada de como é importante que se tenham um hábito de leitura.