Título da redação:

Mais educação para tornar mais popular o livro

Proposta: Atual cenário da leitura no Brasil: realidade favorável ou falta incentivo?

Redação enviada em 06/10/2015

Desde criança o brasileiro tem o hábito de assistir à televisão e escutar o rádio, isto acontece, devido ao fato desses meios de comunicação serem aceitos pela sociedade, ou seja, serem elementos da cultura popular brasileira. Porem o livro, geralmente rotulado como um meio didático, é famoso apenas no meio estudantil, e para que todos tipos de livros estejam ao lado da televisão e do rádio na sociedade como veículo de comunicação, se faz necessário o investimento de recursos para o incentivo a leitura e a criação de novas obras. No rádio e na televisão existem diversos programas destinados ao público de todas as idades. Essa grande variedade atrai a atenção das pessoas antes mesmos delas entrarem na escola. Já na escola, os brasileiros entram pela primeira vez em contato com os livros, que por serem em grande maioria didáticos não despertam o prazer pela leitura nos estudantes. Em vista disto, o número de horas de disciplinas com : a literatura, a redação e a gramática devem ser aumentadas, para que o aluno descubra no livro um meio de comunicação semelhante ao rádio e a televisão, isto é, um meio onde se possa compartilhar qualquer tipo de informação. Segundo a professora Regina Zilberman as crianças brasileiras começaram a serem alfabetizadas de maneira séria há menos de cem anos, isto é, o ensino foi levado a sério na época em que o rádio ganhava popularidade, e por este não exigir nenhum conhecimento dos seus ouvintes, ganhou um lugar de destaque na cultura do Brasil, fato este que não aconteceu com o livro devido a necessidade da alfabetização da população. Portanto, para que o livro se torne popular no Brasil, o governo, em todas as esferas, deve continuar investindo na educação básica, aumentando a carga horária das matérias da língua portuguesa, para que os novos cidadãos tenham o hábito da leitura e estimulem -o nos outro brasileiros.