Título da redação:

Livro versus tecnologia

Proposta: Atual cenário da leitura no Brasil: realidade favorável ou falta incentivo?

Redação enviada em 23/11/2015

O livro, objeto que transmite conhecimento, sentimento, experiências e histórias, vem perdendo espaço e magia consoante ao compasso acelerado das novas tecnologias e mídias. Visto que perdeu lugar para celulares, tablets e computadores no cotidiando das pessoas, salas de aula e trabalho. E embora ainda desfrute de charme e elegância em seu manuseio e leitura, tende a se tornar objeto de colecionador ou de restritos grupos que não o trocam por nada. A exemplo dos discos de vinil que fizeram sucesso no passado e que iniciaram um processo de evolução na música e com o passar dos anos se tornaram objetos de coleção seus amantes nostalgicos, o livro tem trilhado o mesmo caminho e vem sendo substituido pelas mais diversas tecnologias. Assim como no campo musical, onde temos a impressão que a evolução tecnológica não foi acompanhada pela qualidades dos novos compositores, bandas e cantores, a substituição do livro impresso por e-book ou documentos e portais online tem influenciado diretamente na aproximação de nossos leitores à leitura prazerosa, cotidiana e rica, pois o mundo virtual é imediatista, raso, superficial e pauta-se mais em ser atrativo aos olhos do que ter qualidade ou transmitir algo reflexivo, formador ou que agregue informações uteis ao leitor. Vivemos num mundo virtual, conectado e que, hoje, é inevitável para todas as tarefas e ações diárias, mas a sociedade preza tanto pelo aprendizado tecnológico e cientifico, que escolas estão abandonando pequenos atos e vivências importantes na formação do futuro leitor ao substituir interações aluno-livro e aluno-escrita por aluno-computador, e nesse caso para todas as tarefas. Exemplo bem clássico, mas que não de importância reduzida, eram as pesquisas bibliográficas, na qual o aluno tinha que se deslocar até uma biblioteca para pesquisar, investigar e viajar naquele imenso mundo guardado entre tantas folhas, pórem essa tarefa que poderia se tornar um futuro lazer transformador, deu lugar a pesquisas vagas, superficiais ou de pouco empenho interpretativo por parte do aluno com a "ajuda" do computador. Portanto, o livro é ferramenta fundamental dentro de uma sociedade e quando sua utilização bem conduzida através de profissionais da educação conscientes de seu papel, contribui diretamente no descobrimento desse universo tão rico e transcendente da leitura, transformando nossa sociedade mais crítica, consciente e sólida. Sendo assim, as escolas juntamente com as famílias devem incenticar a leitura de livros, ajudando nossas crianças e jovens a descobrirem o brilhante mundo da leitura. Tudo isso através de programas educacionais e sócio-culturais nas escolas, bairros e cidades, respeitando a cultura e características locais, para que a partir do conhecimento do "mundo local", possam viajar por esse mundo sem fronteiras chamado leitura.