Título da redação:

Desinteresse cultural

Tema de redação: Atual cenário da leitura no Brasil: realidade favorável ou falta incentivo?

Redação enviada em 15/10/2015

No que se refere ao hábito de leitura na sociedade brasileira, é importante o destaque de algumas questões observadas: a grande diversidade dos meios de se alcançar a leitura gratuita de qualidade, contraposto à cultura falha do brasileiro quando se trata do hábito de ler. Com o advento da internet, facilidade no fluxo e armazenamento de informações impulsionados pela tecnologia, trouxe vantagens inimagináveis se observados perante algumas décadas atrás. Na atualidade, os livros aos poucos cedem lugar aos e-books – livros eletrônicos- tornando cada vez mais democrático e possibilitando seu acesso, desde um smartphone no Norte a um notebook no Sul do país. Há em todo território nacional, bibliotecas nas capitais e regiões metropolitanas, e recentemente, o governo lançou uma biblioteca digital gratuita, reunindo inúmeras obras literárias que já são de domínio público, entretanto, mesmo com a diversidade de meios para se alcançar os objetos da leitura, ainda se verifica que apenas uma parcela mínima da população tem o hábito de ler. Problema esse, de característica cultural do brasileiro, por falta de incentivo, tanto do governo na juventude do cidadão, quanto dos pais que não tem o costume de ler e passam essa carência aos seus filhos. Não obstante, a falta de leitura desencadeia vários problemas com o conhecimento. O indivíduo que não lê, tem baixo senso-crítico, fator primordial para um cidadão opinar nas decisões da sociedade. Outrossim, nota-se que deve ser intensificado a leitura desde criança, pois, as propriedades cognitivas são mais apuradas quando jovem, logo, é uma prática que deve ser presente cedo e molde a cultura individual desse, para que em sua vida adulta, sirva como exemplo para sua descendência. Torna-se evidente, portanto, que a prática de leitura deve atingir a todos e impreterivelmente os jovens, assim, em um futuro próximo possa mudar essa realidade presente no país. Dessa forma, faz-se necessária que a responsabilidade de ensinar o hábito de ler não seja de inteira responsabilidade do professor – fato visto atualmente – que esta, seja conjunta com o governo, proporcionando aulas para as escolas públicas com professores somente de literatura. Abordagem nas reuniões escolares pelos mestres, de forma a conscientizar os pais cobrarem e acompanharem o desenvolvimento da leitura dos filhos, e uma divulgação mais intensa por meios midiáticos do Estado do acervo bibliográfico já disponível nas redes de internet.