Título da redação:

Atual cenário da leitura no Brasil: realidade favorável ou falta incentivo?

Proposta: Atual cenário da leitura no Brasil: realidade favorável ou falta incentivo?

Redação enviada em 01/10/2015

Com o avanço tecnológico a leitura ficou escassa pelo fato de assistir vídeos e ouvir áudios é considerado para alguns o meio mais facilitado pra obter conhecimento. Década passada a leitura era uma importante ferramenta de obter o conhecimento. O cenário atual é biblioteca vazia e muitas pessoas conectadas, deixando de lado a essência da importância da leitura. Antes da tecnologia acessível para a maioria da população por volta de 2000, as bibliotecas eram cheias. Pesquisar ou até mesmo se informar de um determinado assunto era preciso ler vários livros e revistas para se obtiver o êxito. Nas escolas havia dia da leitura, onde a professora reunia os alunos na biblioteca para incentiva-los a ler, ou até mesmo alugar um livro e se fazer um resumo da historia contata. Diante disso, a leitura era considerada muito importante para a sociedade. Atualmente essa realidade é diferente. A medida que o homem evolui, a necessidade pela busca da facilidade é incontrolável. Dessa forma, nos dias atuais com o tempo insuficiente para a maioria das pessoas, a mídia virtual é a mais acessada para busca de informação, como de exemplo ver vídeos, escutar áudios e rádios. Segundo pesquisa realizada pela rede globo, os jovens estão mais interessados em lazer do que em leitura, esquecendo que a ela traz benefícios para uma boa redação e escrita, um exemplo disso o Enem. Dessa forma, pode-se concluir que a linguagem audiovisual esta sendo mais utilizada na sociedade contemporânea, e a leitura de livros esquecida. As medidas que o governo poderia tomar seriam campanhas de incentivo nas mídias e disponibilizar livros virtuais acessíveis já que a concentração de todas as ações humanas está no meio virtual. Nas escolas a introdução de incentivo de ler livros desde pequenos, visto que eles serão os futuros cidadãos. Espera-se que a vontade de ler volte de novo e assim gerando aspecto positivo, com o melhoramento do raciocínio de ideias.