Título da redação:

A literatura em desuso no Brasil

Proposta: Atual cenário da leitura no Brasil: realidade favorável ou falta incentivo?

Redação enviada em 07/10/2015

Uma das maiores e mais benéficas invenções do mundo até hoje, foi a maquina de imprensa, inventada na Europa do século XVI. Ela ajudou na disseminação das ideias iluministas de racionalidade, informação e diminui-o consideravelmente o índice de analfabetismo. No Brasil, um dos maiores momentos da literatura, foi o movimento modernistas, ocorrido no século no século XX. Nessa época, surgiram os grandes nomes da nossa literatura, como Graciliano Ramos, autor de vidas secas e Mario de Andrade, criador do personagem e herói brasileiro Macunaíma. Porém, observa-se atualmente, que a leitura dos livros desses grandes mestres da literatura está cada vez mais em desuso. A leitura hoje está sendo substituída, principalmente por jovens, pela tecnologia. Ás grandes invenções cibernéticas, que a terceira revolução industrial nos trouxe, como a internet, o computador e o vídeo game, são as escolhidas para ocupar o tempo livre dos jovens do século XXI. Isso acontece, porque a promoção do consumismo e da tecnologia é bem maior que o incentivo a leitura. Consequentemente, muitos jovens sequer sabem da existência da literatura feita para pessoas da sua idade, com uma linguagem menos rebuscada e que retratam assuntos de seu interesse. Pois autores contemporâneos que escrevem para o público juvenil, como Pedro Bandeira, Talita Rebouças e John Green, ainda são desconhecidos por muitos jovens. Esses acabam tendo certo preconceito da leitura de livros, como se essa prática fosse para pessoas mais velhas, por exemplo. Portanto, são vários os fatores que prejudicam o hábito da leitura no Brasil. Por conta disso, é importante que as escolas públicas e particulares coloquem no seu currículo escolar a aula de literatura, e cobrem dos alunos a leitura tanto de livros clássicos da literatura brasileira, como também da leitura contemporânea. O governo também pode promover campanhas por meio das escolas, que conscientizem os pais e filhos do hábito da leitura, promovendo palestras e amostras literárias.