Título da redação:

A leitura: uma prática transformadora

Tema de redação: Atual cenário da leitura no Brasil: realidade favorável ou falta incentivo?

Redação enviada em 05/10/2015

A leitura é um importante mecanismo de desenvolvimento intelectual, cultural e social. No entanto, nota-se, atualmente, que o cenário da leitura no Brasil encontra-se fragilizado, visto que falta incentivo e apoio à sua prática. Assim, em vista de formar indivíduos mais críticos e pensantes, torna-se necessário fomentar o gosto pelo exercício da leitura em toda a sociedade. Segundo o físico Albert Einstein, a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original. Nesse sentido, a literatura é um instrumento que permite essa prática transformadora. A transformação que ela promove deve-se, sobretudo, ao fato de o leitor estar em constante contato com personagens diversos e realidades das mais variadas. Isso desenvolve no indivíduo maior sensibilidade em perceber criticamente os fatos que acontecem a sua volta, além de o tornar sujeito em potencial na capacidade de compreender as diferentes realidades sociais e culturais do país. Diante desse panorama, se houvesse o verdadeiro incentivo à leitura, a conjuntura brasileira seria muito melhor. Governantes políticos, por exemplo, seriam estimulados a sempre ler um livro, o que culminaria na resolução de projetos constitucionais inovadores, já que a leitura também estimula a criatividade humana. De encontro a essa realidade, há no Brasil a sobreposição da cultura oral à textual, investimentos escassos em estudos, além da falta de vontade política em reverter esse quadro de passividade em relação à atividade literária. Destarte, a fim de superar as raízes de uma sociedade de poucos leitores e incentivar a prática da leitura em todo o território nacional, mudanças tornam-se necessárias. Assim, um bom caminho seria a união das forças políticas, educacionais e familiares, empenhadas na defesa do desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente leitora, com propostas de mudanças no sistema de ensino básico que aproximem de fato o indivíduo à literatura desde a alfabetização. Como também, com a criação de mais bibliotecas a nível Municipal, Estadual e Federal, com o apoio a campanhas publicitárias que visem estimular a prática de ler livros. Outro caminho possível é o fortalecimento do ensino de disciplinas que estimulam o aluno a ler e a pensar consciente e criticamente, como Filosofia e Sociologia.