Título da redação:

A EDUCAÇÃO PREJUDICADA PELA FALTA DE LEITURA

Tema de redação: Atual cenário da leitura no Brasil: realidade favorável ou falta incentivo?

Redação enviada em 15/10/2015

Atualmente o hábito da leitura não recebe a atenção que merece, mesmo essa sendo mais acessível hoje do que anos atrás, quando as pessoas queriam aprender a ler e não podiam pela condição financeira. A falta de interesse pela leitura ocorre pelo difícil acesso aos livros, pela falta de incentivo dos pais e pela escola ou mesmo pela substituição desses por diferentes meios de entretenimento. Antes de tudo, vale ressaltar como o processo educacional brasileiro foi tardio em relação a outros países. Esse levou anos, desde o descobrimento do Brasil até o governo Lula para beneficiar pessoas mais pobres pois a educação era um benefício que somente os ricos tinham. Nesse processo educacional muitos não obtêm bons livros, sejam didáticos ou literários e sua educação fica debilitada. Nota-se então, que a maioria dos brasileiros que têm acessibilidade à leitura não aproveita esse bem por gostar, mas sim por obrigatoriedade nas escolas e também, diversas pessoas se sentem desperdiçando dinheiro na compra de um livro. É visto também que a leitura é muitas vezes substituída por tecnologias contemporâneas, tal como: televisão, internet ou celular. Além dos fatores já mencionados é possível constatar como o hábito da leitura é afetado pela quantidade e qualidade de livros disponibilizados pelo município, pois pesquisas revelam que os estudantes são mais leitores em cidades que tem bibliotecas públicas do que em cidades que não as tem,. Diante disso, é possível observar que a leitura muda a vida das pessoas, e assim uma frase do grande escritor modernista Mario Quitana é verídica. Essa diz que as pessoas mudam o mundo, mas elas são mudadas pelos livros, constatada na história do livro “Conde de Monte Cristo”, que o personagem principal muda toda a sua intelectualidade após passar a ler muitos livros. Por fim, percebe-se que quando há uma queda na exigência escolar por leitura há também uma queda na quantidade de leitores, portanto é necessário que os professores estimulem com maior frequência a leitura de livros, para que esse feito se torne um hábito. Também são necessários exemplos persuasivos, como de pais e mestres que tenham a leitura como hobbie, para que uma criança se espelhe e cresça com o gosto para a leitura. Ademais, as escolas devem promover palestras para mostrar aos alunos o quão é importante para o seu futuro ter a leitura como fator primordial no seu dia-a-dia.