Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: As vantagens do uso de tecnologia na educação brasileira

Redação enviada em 26/06/2018

Em meados do século XX, a Revolução Técnico-científica propiciou intensivamente a utilização da tecnologia em diversos setores. Atualmente, com a massificação no uso de recursos tecnológicos, sobretudo, da internet é perceptível a necessária inserção destes meios na metodologia de ensino. Nesse contexto, cabe analisar os benefícios do uso tecnológico pedagógico na educação brasileira contemporânea. Primordialmente, é indubitável que a tecnologia associada à sala de aula estimula o aprendizado dos estudantes. De acordo com a pesquisa realizada pela Gazeta do Povo em 2017, 75% dos alunos de colégios públicos e privados afirmaram aprender mais quando os professores utilizavam a internet nas aulas. Desse modo, a escola como ambiente capaz de emergir tais tecnologias em sua metodologia de ensino ao utilizar de forma pedagógica estes métodos inovadores, por conseguinte, motiva estudantes a serem mais participativos na sala de aula. Outrossim, em conformidade com o economista britânico Arthur Lewis, a educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido. Nessa lógica, entende-se que a escola ao investir em recursos tecnológicos para fins educativos simultaneamente aprimora a qualidade da educação, assim, tornando-a mais efetiva no país. Portanto, indubitavelmente, convém conciliar tecnologia e educação no processo educativo brasileiro. O Ministério da Educação deve incentivar os colégios a utilizarem os diversos recursos tecnológicos no processo pedagógico por meio de palestras e reuniões a fim de convencer o corpo docente a aderir à prática destes na sala de aula. Ademais, o Estado deve não só promover a inserção de aparelhos tecnológicos em escolas, como também garantir sua funcionalidade através da liberação de verbas para que haja uma maior efetividade na educação dos alunos. Dessa forma, entender-se-á as vantagens da tecnologia no sistema educacional do Brasil.