Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: As vantagens do uso de tecnologia na educação brasileira

Redação enviada em 23/06/2018

O uso de tecnologia na educação, apesar de gerar benefícios para os alunos e os professores, ainda é pouco aplicado nas escolas brasileiras. Afirma-se isso, visto que falta adaptação do método de ensino e apoio dos educadores. Por isso, é fundamental a aplicação de uma medida cujo objetivo seja solucionar esse problema. Primeiramente, deve-se ressaltar as vantagens promovidas pela utilização desse recurso. Um deles é a melhoria na eficiência da educação das escolas públicas, as quais, em sua maioria, possuem um baixo orçamento e, devido a isso, não conseguem oferecer aos estudantes materiais didáticos de boa qualidade. Com a adoção de tecnologias no contexto pedagógico, os alunos dessas instituições terão um amplo acesso a informações, aperfeiçoando a aprendizagem das matérias regularmente estudadas e o conhecimento de mundo. Além disso, a aplicação desse recurso na educação auxilia o trabalho dos professores. Isso ocorre, dado que os aparatos tecnológicos, por tornarem o estudo mais interativo e menos monótono, induz os alunos a serem mais participativos e interessados na aula, o que facilita a aprendizagem e a conclusão da função do educador. Em segundo lugar, é importante analisar as restrições existentes ao uso de tecnologia na educação. Um deles é a falta de adaptação do modelo de ensino de acordo com a geração atual de estudantes. Esses jovens, por terem facilidade em manusear as tecnologias e obter conhecimento a partir delas, possuem habilidades que podem ser acrescentadas em sala de aula e utilizadas pelo professor para beneficiar a aprendizagem. No entanto, devido a falta de preparação, esses pedagogos não sabem como aplicar a tecnologia na aula e adaptar o método de ensino para o uso eficiente desse recurso. Outro obstáculo para a adoção das tecnologias nas instituições educacionais é a falta de apoio de alguns professores, que ainda veem esses recursos como um empecilho para a aprendizagem dos jovens. Esses educadores, por acreditarem que os alunos são incapazes de manejar os aparelhos digitais sem se distrairem com os aplicativos e conteúdos sociais, se posicionam contra o emprego desses aparatos no contexto pedagógico e, até mesmo, a presença deles no ambiente escolar. Portanto, verifica-se que para possibilitar uma maior participação das tecnologias nas escolas é necessário que o Ministério da Educação ofereça cursos de capacitação para os professores aprenderem a adotar esses aparelhos de forma correta e eficiente nas aulas. Dessa forma, o método de ensino poderá ser adaptado para atender melhor os atuais estudantes e, com isso, ensiná-los a utilizar as tecnologias para benefício educativo.