Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As vantagens do uso de tecnologia na educação brasileira

Redação enviada em 19/06/2018

O mundo informático aliado as novas tecnologias vem reorganizando a vida do ser humano há vários anos.Desde o início,as descobertas científicas possibilitaram ao homem desenvolver desde a agricultura até doenças,as quais antigamente não tinham cura e hoje em dia já possuem como exemplo a hepatite B,culminando no rápido desenvolvimento da sociedade moderna.Particularmente ,a introdução de meios tecnológicos no âmbito educacional permitiu grandes avanços no aperfeiçoamento do professor,além de gerar uma maior participação dos alunos no processo de aprendizagem.Dessa forma,no Brasil,a utilização de tecnologia nas instituições de ensino significa um importante salto no desenvolvimento do país. É evidente que já no século XXI,não há como método de ensino ser o mesmo que anos atrás,o qual se resumia em várias carteiras amontoadas,um quadro negro,alunos passivos e um pedagogo com domínio exclusivo da palavra.Nos dias atuais ,o modo é outro:vive-se a geração em que os jovens já nascem conectados a internet,seja por computadores ou smartphones,fato que torna propício a inclusão dessas ferramentas nas aulas.Além do mais,o uso de recursos tecnológicos nas escolas não só serve para tornar a aula mais interessante,mas também para integrar o ensino ao cotidiano deles,tornando-o mais prazeroso e acessível.Segundo a especialista em tecnologia na educação Glaucia Brito,o uso de recursos informáticos torna o processo educacional mais estimulante por envolver o aluno com algo que desperte sua imaginação e atenção.Seguindo essa linha de raciocínio e associando a ela um dos conceitos do eminente psicólogo Vygotsky,a possibilidade de explorar o conhecimento é uma das formas mais eficazes de aprendizado para uma criança,portanto,deve ser estimulada. Por esse motivo,o uso da tecnologia,se bem utilizada,torna-se um meio extremamente viável para o processo de aprendizagem.De acordo com dados publicados pela Gazeta do Povo em novembro de 2017,mais de 70% dos alunos que passaram por uma pesquisa gostaram mais da aula quando seus professores acessaram a internet em sala.Além,de terem relatado conseguir aprender mais,fato que consolida o papel da tecnologia educacional como método eficaz de ensino.Dessa forma,a inserção de meios tecnológicos nas escolas abrangem,porém não se limitam somente a esses recursos,portanto,deve-se haver um equilíbrio com outros métodos educacionais. Assim sendo,para a conquista da melhoria da qualidade de ensino no Brasil,as Secretarias Municipais de Educação deverão fazer uma pesquisa acerca das estruturas das escolas,dos equipamentos e da disponibilidade de internet em cada cidade por meio de peritos em tecnologia educacional para a realização de fiscalizações e vistorias.Eles,por sua vez,deverão avaliar os dados obtidos e averiguar se estão adequados a quantidade de alunos e aos propósitos educacionais de cada instituição.Por fim,os dados obtidos deverão ser encaminhados a Secretaria Estadual de Educação para que,mediante os fatos,recursos financeiros,equipamentos e educadores habilitados sejam enviados as instituições de ensino que apresentarem falhas tecnológicas e necessitarem de adequações para um perfeito funcionamento.