Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As vantagens do uso de tecnologia na educação brasileira

Redação enviada em 07/06/2018

Há uma frase, formulada pelo filósofo grego Heráclito, em que se diz que um homem nunca se banhará duas vezes no mesmo rio, porque ao voltar, nem o indivíduo e nem as águas serão mais as mesmas. Essa frase é especialmente verdadeira no atual contexto social de intensas transformações, fortemente influenciadas pelo trânsito global de informações proporcionado pela tecnologia. Sabendo que a educação brasileira também está inserida nesse processo de mudanças intensas, para que se atenda as novas demandas deve-se investir na estrutura necessária para garantir o bom aprendizado através da tecnologia, além de compreender melhor o papel facilitador desse advento social nas metodologias de ensino. Não há como negar ou fugir da função geradora de mutações nos mecanismos sociais que a tecnologia possui, devendo os agentes promotores da estrutura pedagógica brasileira atentar-se a necessidade hodierna e constante de aproveitar as vantagens que a tecnologia oferece ao ensino. Contudo, a condição desejável para que isso possa acontecer ainda é escassa no Brasil. Um exemplo disso é que a maioria das escolas do ensino público não possuem computador e projetor de multimídia instalados em todas as salas. Ao analisar este exemplo é possível observar que ainda há uma carência de equipamentos básicos, que podem ser poderosas ferramentas para inserir o professor e os aluno nesse universo de mudanças, que contribuiriam para tornar as aulas mais ricas em demonstrações, sendo mais interessante para os alunos. Dessa maneira, é necessário que os órgãos governamentais cabíveis atentem-se para essa deficiência. Outrossim, uma vantagem que a tecnologia propicia ao sistema educacional brasileiro é a exposição intuitiva de conteúdos que antes os estudantes só tinham uma ideia abstrata. Alguns professores costumam utilizar programas de computador com figuras em três dimensões, nas aulas de biologia, por exemplo, para ilustrar eventos fisiológicos passo a passo, melhorando a absorção do conteúdo pelos estudantes. O uso dessas ferramentas dá maior produtividade ao processo didático, porque aguça a curiosidade dos envolvidos, dando ao professor clareza naquilo que está sendo ensinado. Destarte, os benefícios proporcionados pelas tecnologias exigem também que os docentes conheçam e saibam utilizar as ferramentas, para tornar a sua didática mais dinâmica e adaptada. Diante do exposto, é imprescindível que o Ministério da Educação avalie em âmbito nacional a estrutura das escolas e faculdades públicas em relação à disponibilidade dos materiais necessários ao incremento da revolução tecnológica do ensino, e os ofereça de forma ampla, para que paulatinamente eles possam ser disponibilizados em todos os lugares. Ademais, os professores devem buscar o devido preparo para interagir com esses dispositivos, através de cursos de informática, e com isso utilizem a internet para estar em constante evolução na forma de instruir os discentes. Agindo assim aqueles que estão enredados nesse sistema serão mais capazes de lidar com as intensas e constantes transformações que atingem a educação contemporânea.