Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As vantagens do uso de tecnologia na educação brasileira

Redação enviada em 03/06/2018

A sociedade contemporânea é marcada por transformações constantes no que se refere ao uso de novas tecnologias. Nesse sentido, a utilização desses avanços e de suas potencialidades em um mundo cada vez mais digital traz à luz a necessidade de mudanças na educação brasileira para que seja possível usufruir das vantagens das tecnologias também no meio educacional. A priori, é importante ressaltar as mudanças no processo de ensino nas salas de aula decorrentes dos avanços tecnológicos. Na Antiguidade, a educação era composta por um professor , que detinha todo o saber, e por alunos passivos que apenas recebiam as informações. Essa realidade foi sendo modificada à medida que novas formas de buscar o conhecimento foram sendo difundidas , entre as quais a internet merece destaque ao possibilitar acesso rápido e constante às diferentes áreas do saber. Dessa forma, a autoaprendizagem - o aluno como sujeito ativo de sua formação- é um aspecto presente nesse cenário e permite indivíduos mais participativos e atuantes no processo educativo. Tal situação exige uma nova pedagogia de ensino aos professores de modo a garantir que os alunos saibam utilizar as vantagens das tecnologias com responsabilidade , visando impossibilitar que mazelas da era digital , como as Fake News e o cyberbullying , influenciem e façam parte do processo de aprendizagem dos jovens do país. Afinal , como afirmou de Paulo Freire: "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção." Ademais, é válido destacar uma nova modalidade de ensino relacionada à lógica da utilização das novas tecnologias em prol da educação: o ensino à distância. É factual que , nas últimas décadas , o rápido desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação maximizou a produtividade dos programas de formação à distância , tornando-os mais acessíveis , devido ao menor custo , e mais difundidos. Nesse sentido, são utilizados pedagogias inovadoras que garantem novas formas de interação entre aluno e professor , ultrapassando barreiras sociais e físicas em um país de extensão continental. Todavia , um impasse consiste no desafio para que o distanciamento dos alunos restritos ao ambiente doméstico não maximize o individualismo , segundo Bauman um dos males do mundo moderno , ao incentivar a substituição da afetividade e do relacionamento interpessoal saudável entre as pessoas pela tecnologia. Sendo assim, a ideia do líder Gandhi de que o futuro depende do que é feito hoje parece fazer alusão à essencialidade de medidas que garantam que os avanços tecnológicos sejam convertidos em vantagens no desenvolvimento educacional e humano. Diante disso , fica clara a necessidade de intervenção. O governo deve , por meio da maior destinação de verbas para o uso de novas tecnologias de ensino em sala de aula , garantir computadores e tablets para as escolas a fim de promover um acesso equânime e a inclusão dos jovens de diferentes classes sociais ao meio digital. Outrossim, organismos não governamentais devem , por meio de cursos de professores que preparem o educador para se inserir de forma efetiva na utilização da tecnologia em sala de aula , garantir um corpo docente atualizado com as inovações do mundo moderno e capacitado para orientar o jovem a utilizar o meio tecnológico de maneira responsável. Só assim será possível garantir que as vantagens do uso da tecnologia na educação brasileira sejam efetivas e para todos.