Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As políticas públicas de incentivo à educação superior no contexto nacional

Redação enviada em 19/09/2017

Em 2012 foi aprovada a Lei nº 12.711, que representa que a partir desta data todas as instituições de ensino superior federais do país precisam, obrigatoriamente, reservar parte de suas vagas para alunos oriundos de escolas públicas, de baixa renda, e negros, pardo e índios. Desde então é muito comum discutir-se no Brasil a questão da desigualdade racial e da política de cotas. De um lado, posicionam- se as pessoas que reconhecem a existência de desigualdade racial no Brasil e são, portanto, a favor do sistema de cotas raciais, que possibilitam aos grupos historicamente excluídos maior acesso às universidades. De outro lado, existem aqueles que são contra as cotas raciais, pois não acreditam que apenas esse sistema é a solução para o problema. Em primeiro plano, é importante constatar que a lei de cotas no Brasil visa acabar com a desigualdade na educação. No entanto, questiona-se a eficiência desse sistema, uma vez que ele afirma que é necessário dar mais oportunidades à determinado grupo, dividindo-os pela cor da pele. Confirmando, assim, que esta restrição de cotas pode incentivar a segregação racial e social já existente no Brasil. Contrapondo-se com o artigo 5 º da Constituição Brasileira que diz que somos todos iguais, sem distinção de qualquer natureza. Poia se o objetivo das ações afirmativas raciais é diminuir a discriminação, conceder vantagens para determinados grupos raciais no momento de garantir uma vaga em alguma instituição de ensino sustenta a ideia de que eles são identificados como menos capazes que os demais. O que ressalta a apartação, que contradiz da intenção das cotas. Vale ressaltar ainda que o fato de existir cotas raciais sem parâmetros econômicos podem, também, favorecer negros de alta renda que estudaram em escolas particulares e não necessitam de benefícios ou privilégios para ingressarem em uma universidade de ensino superior. Já que a baixa condição financeira de um indivíduo, seja ele branco ou negro, pode ser um impedimento para ele ter acesso às universidades. Porém, apenas a circunstância racial não faz dele menos capaz, não sendo, portanto, um motivo de impedimento. De acordo com os argumentos citados, nota-se, então, a necessidade de investir no ensino público nas escolas brasileiras, para oferecer o suporte necessário para que as pessoas tenham acesso ao ensino superior, sendo auxiliadas apenas aquelas com baixa renda familiar, independente de raça. Lembrando, ainda, que o Brasil é um país miscigenado, o que ressalta a ideia de que se deve atender a todos e combater o preconceito racial, ensinando sobre história e ética nas escolas com aulas e palestras voltadas para esse assunto, juntamente com a ajuda dos pais, que devem mostrar aos filhos que todas as pessoas devem ser respeitadas, sem distinção. Para que, desta forma, tenhamos um país com oportunidades iguais para todos.