Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As políticas públicas de incentivo à educação superior no contexto nacional

Redação enviada em 16/03/2016

Nelson Mandela, com todo seu poderio cultural e de vivências, já afirmava que “a educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo” e de fato a educação é a base de todas as conquistas sociais, políticas e econômicas. Admitindo-se tal pressuposto, o governo brasileiro vem adotando diversas políticas públicas de incentivo à educação superior, a fim de garantir oportunidades aos jovens que formarão o futuro mercado de trabalho qualificado do Brasil. Dessa maneira, em meio a um contexto nacional onde existem, notadamente, enormes disparidades sociais e econômicas bem como pensamentos retrógados de preconceito racial para com o outro, a criação de ações afirmativas, como o sistema de cotas, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Infantil (Fies), são de extrema importância para se concretizarem os objetivos de amenizar desigualdades historicamente acumuladas e propiciar maiores oportunidades de ingresso nos cursos do ensino superior. Por outro lado, tais políticas públicas, apesar de garantirem um maior ingresso de jovens nas faculdades, não reparam a defasagem existente nas escolas públicas do Brasil, que contam com pouca infraestrutura, falta de professores e poucos incentivos governamentais. Dessa maneira, apesar de um maior número de jovens estarem cursando a educação superior, muitas vezes percebem-se com imensas dificuldades didáticas, visto que tiveram uma base escolar de baixa qualidade. Portanto, a continuidade, aprimoramento e aumento de políticas públicas de incentivo à educação superior são essenciais para a formação de profissionais qualificados e redução das disparidades sociais, ao menos no âmbito educacional. Entretanto, faz-se necessário, ainda, o investimento na base escolar, com melhoras na infraestrutura das escolas, assim como a garantia de materiais didáticos de excelência aos alunos da rede pública e também profissionais qualificados a formarem estudantes capazes de ingressarem e permanecerem no ensino superior.