Título da redação:

Ensino Superior: Acesso Irrestrito

Proposta: As políticas públicas de incentivo à educação superior no contexto nacional

Redação enviada em 15/02/2016

É crescente o número de estudantes de nível superior no Brasil. Isso se deve, em parte, ao aumento das vagas e instituições de ensino superior no país; e também as políticas de públicas de incentivo a educação superior, adotadas pelo MEC(Ministério da Educação). Tais políticas causam uma grande discussão na sociedade, possuindo seus defensores e críticos, mas é certo que o ensino superior no Brasil é cada vez mais acessível. Entende-se como essa acessibilidade um menor número de obstáculos para o acesso ao curso superior. Podemos citar como exemplo de obstáculo, a dificuldade financeira de um estudante carente, que deseja estudar em uma faculdade privada, e jamais conseguiria sem um financiamento estudantil. Para estudantes assim, o governo federal mantém o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), como parte de sua política de incentivo a educação superior, possibilitando a formação superior de milhões de estudantes que aderiram ao programa. Outro exemplo de política de incentivo ao ensino superior são as ações afirmativas, inseridas no SISU(Sistema de Seleção Unificada) pelo MEC, essas ações afirmativas são conhecidas popularmente como ´´cotas´´. Estudantes de escolas públicas, por exemplo, concorrem entre si às vagas do SISU, o que torna a concorrência mais igual. É inegável que muito já foi feito para que todos tenham acesso ao ensino superior no Brasil, e as estatísticas mostram isso. Porém, para tornar o acesso ao ensino superior ainda mais igualitário, algumas medidas precisam ser adotadas pelo MEC, como, por exemplo, o aumento do número de instituições públicas de ensino superior, aumentando assim a quantidade de vagas; e também aumentar a verba destinada ao FIES, possibilitando que mais estudantes de baixa renda possam cursar uma faculdade privada. Com medidas assim, o acesso ao ensino superior no Brasil se tornará cada vez mais fácil, igualitário, e universal.