Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: As mídias sociais como impulsionadoras da busca pela perfeição

Redação enviada em 13/09/2018

A busca pela perfeição adveio com as práticas gregas que enalteciam o corpo sarado dos atletas fazendo analogia com os Deuses da mitologia grega. Nesse contexto, a sociedade contemporânea apresenta paralelamente uma busca por uma utopia inalcançável de perfeição estética sob influência midiática, esse canal de comunicação por ter forte apelo social preocupa especialistas devido ao aumento de síndromes tecnológicas. Primeiramente, sabe-se que a sociedade moderna vive conectada nas redes virtuais com o fito incansável de saber de tudo que se passa no mundo entre as pessoas. Dito isso, segundo o escritor e professor Leandro Karnal, as redes sociais potencializam o poder do eu, isto é, em um mundo globalizado as pessoas tendem a se aproximar virtualmente tendo o seu tempo consumido pelas atualizações e, paralelo à isso, advém as síndromes tecnológicas que impulsionam para uma depressão, visto que, o indivíduo tenta copiar o que ele acompanha em rede social e quando não consegue a sua saúde mental fica comprometida pela sensação de fracasso. Não obstante, o capitalismo atrelado às mídias televisivas têm sido um canal propenso para influenciar nas escolhas de produtos, uma vez que a Indústria cultural convence o consumidor a comprar itens que não tem necessidade e impondo ideias de que a felicidade está nas roupas, objetos, ou lugares que devem ser adquiridos pelo poder de compra. Desse modo, segundo o filósofo Sartre, disserta, "A existência precede a essência", ou seja, o ser humano será visto pelas coisas existem em sua vida, pela roupa de marca por exemplo e não pela sua essência. Sendo assim, convém analisar tal postura negligente midiática para a sociedade. É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visam à construção de um mundo melhor. Destarte, é dever do Governo Federal, em conjunto com o Poder Legislativo, criar leis que punam por meios de multas empresas que incitem em propagandas o consumo desnecessário, com o fito de diminuir as frustrações emocionais de pessoas por não ter determinado produto e, assim, de pouco a pouco, o pensamento de Sartre não sera condizente com a sociedade. Ademais, o Ministério da Saúde, pode promover campanhas voltadas para as síndromes tecnológicas no intuito de erradicar essa mazela. Nessa conjuntura, a busca pelo belo ficará somente nas histórias da mitologia grega.