Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As mídias sociais como impulsionadoras da busca pela perfeição

Redação enviada em 05/09/2018

Narcisismo é um termo criado para designar características de auto apreciação e necessidades excessivas de admiração e aprovação. Hodiernamente, ao analisar a atual conjuntura das mídias sociais, é possível observar grande influência do narcisismo em postagens, assim, a maioria dos usuários se veem em constante necessidade de aceitação e, em bastantes vezes, criam uma imagem de si perfeita, muito diferente da real, para serem bem vistos por seus amigos e seguidores na rede virtual. Dessa forma, vê-se um grande desequilíbrio social, causando diversas consequências na atual sociedade. Em primeira análise, tomando como base o expoente iluminista Isaac Newton, é possível adotar sua terceira lei -ação e reação- para correlacionar aos mecanismos de causa e efeito do problema central. Dessa maneira, como causas nota-se inúmeras expectativas sobre o indivíduo, que desde criança foi ensinado a ter uma vida perfeita e que qualquer situação fora dessa condição é considerada fracasso, sentindo, então, sempre a necessidade de mostrar-se bem-sucedido. Além disso, lançados recentemente nas redes sociais, os digital influencers são usados para impulsionar, principalmente, o mercado estético, ao mostrar mulheres perfeitas e como suas vidas se tornaram incríveis depois de diversos procedimentos estéticos, criando, assim, um padrão de beleza quase inalcançável. Outrossim, em segunda análise, ao observar as consequências inferidas ao problema, evidencia-se a ideia de que o outro é mais feliz e melhor que você, embora o que está sendo exposto nem sempre seja real. Também, há o desejo de ser igual às famosas e blogueiras, mesmo que seja por meio de procedimentos custosos e dolorosos, para, assim, ter uma vida perfeita e invejada. Diante a tais causas consequências, nota-se um desequilíbrio social baseado na 3ª Lei de Newton. Nesse ínterim, torna-se evidente que a influência das mídias sociais quanto aos padrões de beleza apresenta entraves que necessitam ser revertidos. É essencial, portanto, que o MEC, juntamente com psicólogos, crie campanhas relacionadas à auto aceitação, que mostrem como o mundo virtual é enganoso ao passar a ideia de uma vida perfeita, e que essas campanhas sejam publicadas nas próprias mídias sociais. Tem-se, então, a intenção de mostrar a todo indivíduo que ele não precisa seguir padrões de beleza, reconhecendo que ninguém é perfeito e que uma falha não o tornará menor que os outros. Destarte, busca-se mitigar a problemática e atingir o equilíbrio social baseado em Newton.