Título da redação:

Mídias sociais e o desejo pela perfeição

Tema de redação: As mídias sociais como impulsionadoras da busca pela perfeição

Redação enviada em 12/09/2018

Segundo Blaise Pascal, filósofo racionalista, o que distingue e caracteriza o homem em relação aos outros seres é sua capacidade de raciocinar e refletir sobre os eventos que os circundam. Nesse contexto, as problemáticas que envolvem as mídias sociais merecem destaque, uma vez que elas estão circundadas de pessoas que temem em passar uma imagem de alegria espontânea, o problema está quando o homem reflete sobre aquele meio, faz comparações com a própria vida e fica insatisfeito. É notório que frequentemente as pessoas estão mais preocupadas com a imagem que irão passar do que com o verdadeiro fato de estarem satisfeitas com a própria vida. Fator que comprova isso são as redes sociais, as quais estão repletas de conteúdos como viagens, status e roupas, além disso, a propagação de uma imagem feminina que indiretamente impõe um padrão de beleza. Desse modo, é possível observar que tais conteúdos têm apenas a preocupação de mostrar ao mundo virtual o lado bom, entretanto tal fato aumenta índices de insatisfação pessoal e impacta negativamente no sono e na auto imagem dos usuários. De acordo com uma publicação da Editora Abril, hoje, das dez empresas mais valiosas do mundo, sete são de tecnologia, portanto é evidente seu alto poder influenciador.Nesse sentido, várias empresas utilizaram deste meio para comercializar produtos que atingem principalmente um público vulnerável e insatisfeito,como por exemplo, as mulheres, uma vez que sentem infelizes com o próprio corpo ou aparência, buscando, assim, sempre adquirir algo novo para acompanhar a moda, cogitando até a realização de procedimentos cirúrgicos aumentando, dessa forma, o consumismo. Sendo assim, é evidente, portanto, a importância do Poder legislativo na criação de leis que proíbam conteúdos que influenciam a perfeição ou o consumismo exagerado de forma que cada publicação mostre que cada indivíduo tem sua particularidade de modo que empresas utilizem vários perfis de modelos para divulgação de seus produtos, sendo punidas com multa caso a legislação não seja respeitada.