Título da redação:

Busca pelo Impossível.

Tema de redação: As mídias sociais como impulsionadoras da busca pela perfeição

Redação enviada em 05/02/2019

Durante o auge da Guerra Fria em 1969, com o objetivo de manter a conexão entre cientistas e militares, a internet foi criada, perdurando ate o mundo hodierno como uma ferramenta de suma importância. Conquanto, pode-se perceber uma realidade diferente, tendo em vista que as mídias sociais promovem uma busca pela "perfeição", isto é, estabelecendo estereótipos de beleza para com a sociedade, com o intuito de lucrar vendendo produtos para pessoas que acreditam estar vivendo fora de um padrão social. Consequentemente, construindo uma geração deturpada, devido, não só a uma fraca formação de identidade, mas também à precária educação brasileira. Convém ressaltar, em primeiro plano, que o uso indevido da tecnologia acarreta diversos problemas psicológicos, dificultando o processo de formação do caráter das novas gerações. Ademais, de maneira análoga à frase do cientista Albert Einstein, “Se tornou aparentemente óbvio que nossa tecnologia excedeu nossa humanidade”. Nesse contexto, é notório que a humanidade se tornou escrava do que mais almejava, transformando a vida das pessoas em simples comparações a partir de outros parâmetros estabelecidos pelos perfis de pessoas famosos nas redes sociais. Além da questão psicológica, a péssima educação influência a problemática. De acordo com os pensamentos de Benjamin Franklin "Investir em conhecimento gera sempre os melhores juros", porém, muitas pessoas estão desprovidas de tal benefício, consequentemente se tornam propícias a executarem tais analogias, se tornando pessoas inseguras , ansiosas e negativas, pois, não se dão conta que aquelas fotos postadas na internet são apenas "os melhores momentos". Segundo dados coletados pela Universidade da Pensilvânia, muitas pessoas que usaram as redes sociais por menos tempo sofreram reduções significativas tanto da depressão como da solidão. Infere-se, portanto, que medidas estratégicas sejam necessárias para a resolução do problema. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Cultura devem investir em palestras nas escolas de Ensino Médio, por meio de entrevistas com vítimas do problema, bem como especialistas no assunto. Tais palestras devem ser divulgados pelos transportes midiáticos, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre a influências negativas das mídias sociais e atingir um público maior. Com o intuito de promover os melhores "juros" para uma sociedade mais consciente e permitir que a internet atue de fato como uma ferramenta importante.