Título da redação:

As mídias sociais como impulsionadoras da busca pela perfeição

Tema de redação: As mídias sociais como impulsionadoras da busca pela perfeição

Redação enviada em 13/09/2018

Durante a segunda geração do romantismo, os autores buscavam propagar imagens idealizadas das pessoas que se associavam à perfeição. Tal representação tem se intensificada com as mídias sociais que, consequentemente, traz impactos negativos às pessoas que almejam buscar o corpo perfeito. Nesse sentido, tornam-se necessárias medidas para reverter essa conjuntura. A priori, é válido ressaltar a contribuição das mídias para o aumento do consumo na sociedade devido o estímulo para alcançar a perfeição. Afinal, segundo o escritor George Orwell: “ a massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa”. Dessa maneira, observa-se que os meios de propagação incentivam a população a comprarem produtos que transmitem beleza, através de publicidades com pessoas que tenham o padrão considerado perfeito pela sociedade, visto que para o setor midiático se manter erguido precisa ter apoio das grandes empresas. A posteriori, convém destacar os casos em que pode gerar tristeza nos indivíduos que, por conseguinte, leva ao quadro da depressão. Essa realidade, conforme a Universidade Estadual de Londrina, é gerada pelo fato de as pessoas não conseguirem alcançar a estética divulgada pelas mídias. Dessarte, verifica-se que a busca da perfeição faz com que a sociedade tente ao máximo estar na beleza defendia a atualidade, causando, às vezes, frustações nas pessoas que ajudam a aumentar a quantidade de depressivos no país. Destarte, cabe ao Poder Executivo, por meio de conversas com os proprietários das mídias, instigar os meios de divulgação a não impulsionarem o povo a buscar a perfeição comprando produtos para beleza em excesso, objetivando diminuir o lixo produzido pelo consumismo na área da estética. Outrossim, é de suma importância que o Ministério da Saúde, mediante campanhas nas rádios e na televisão, alerte a sociedade sobre os riscos de entrar em depressão na demanda por um corpo perfeito, visando acabar com os casos de desânimo ocasionados pelo incentivo do setor midiático na busca pela perfeição. Assim sendo, não terá mais pessoas buscando a beleza.