Título da redação:

A busca pela perfeição inexistente

Tema de redação: As mídias sociais como impulsionadoras da busca pela perfeição

Redação enviada em 12/09/2018

A Grécia antiga, considerada o berço da civilização, propaga ideias e costumes gregos, dentre eles a busca pela perfeição. Esse fator torna-se evidente no contexto mundial atual, onde a universalização da cibercultura dissipa, ao redor do mundo, ideais de perfeição, de modo a impulsionar grande parte de seu público a buscar tal utopia. Porém, a frustração de não se enquadrar e não alcançar esses padrões preestabelecidos, pode desencadear problemas psicológicos. Faz-se, assim, a necessidade de intervenções para o impasse. Segundo o sociólogo Adorno, a mídia molda os pensamentos e cria ideais errôneos nos telespectadores. Tal afirmação se aplica no cenário das mídias sociais atuais, em que redes sociais, programas televisivos e revistas criam estereótipos de beleza e felicidade, de modo a influenciar seus consumidores. Porém, sabe-se que a perfeição veiculada é questão de ângulo, maquiagem e, muitas vezes, manipulações por editores de imagem, ou seja, os indivíduos travam uma luta constante por algo que é, muitas vezes, irreal. Ademais, a busca por uma perfeição utópica gera, na maioria, uma frustração por não atingir tais ideais, seja de corpo, roupas, lifestyle ou do que se preconiza como real felicidade. Sendo assim, essas pessoas estão propensas a desenvolver quadros de doenças psicológicas como depressão, bulimia, anorexia, dentre outros. Mediante ao exposto, evidencia-se a necessidade de soluções para o problema. Portanto, medidas são necessárias para atenuar a problemática. Segundo o filósofo Immanuel Kant, o homem é fruto da educação. Sendo assim, é essencial que o MEC integre estudantes e famílias, por meio de palestras e feiras escolares, com apoio de psicólogos, de modo a expor os riscos dos estereótipos veiculados pelas mídias sociais, de modo a prevenir, desde já, problemas futuros. Além disso, é imprescindível que o Governo Federal, apoiado por ONGs, veicule publicidades de cunho educativo em programas televisivos de canais abertos, de maneira a atingir um grande número de pessoas, alertando-as dos perigos gerados por uma busca constante pela perfeição inexistente.