Título da redação:

Sem título

Proposta: As dificuldades do desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro

Redação enviada em 20/04/2017

A tecnologia é o estado que envolve o conhecimento técnico e científico em busca de combinar ferramentas capazes de resolver problemas sem dificuldade . Entretanto, no Brasil , as inovações estão defasadas em consequência da baixa produtividade de pesquisas científicas . Com isso ,surge dois pilares que assolam o desenvolvimento tecnológico : a educação e a iniciação científica . De acordo com Nelson Mandela " A educação é a arma mais poderosa capaz de mudar o mundo " . No entanto , o sistema educacional brasileiro está desequilibrado , de modo, que há pouco investimento do governo nessa área , proporcionando uma base sem recursos extra- curriculares , como educação científica .Devido a essa situação , é possível exemplificar o fim do programa ciência sem fronteiras , que incentivava os estudantes a pesquisar novos conhecimentos para o âmbito do desenvolvimento tecnológico . A iniciação científica permite ao aluno de graduação despertar a vocação para a pesquisa acadêmica e ser remunerado . Nesse contexto , para iniciar uma análise teórica o graduando ganha entre $300 e $400 mensal e por ser em período integral , exige uma dedicação peculiar . Dessa forma , os estudantes ficam desinteressados em desenvolver teorias e , por sua vez ,procuram melhores oportunidades no exterior . Entende-se , portanto , que a dificuldade do desenvolvimento científico acarreta uma indagação do teor social , visto que , requer um esforço excessivo para ser solucionada . Afim de atenuar o problema , o Governo Federal em conjunto com as instituições de pesquisas deve elaborar um sistema educacional que desde os primeiros anos do ensino formal os alunos sejam postos em contato com a cultura científica , ou seja. com a maneira de produzir conhecimento a partir da ciência , através de um sancionamento de leis que fundamentassem essa importância. Ademais, cabe ao Ministério de ciência ,tecnologia e inovação recorrer ao poder executivo em prol da ratificação de financiamentos no campo escolar e profissional para uma melhor adequação da sociedade ao meio científico .